2021/09/09

Exposição Virtual: "A Índia em diapositivos"

A índia é um país da Ásia Meridional, delimitado pelo Oceano Índico, mar da Arábia e golfo de Bengala. Faz fronteira com o Paquistão, a China, o Nepal, o Butão, o Bangladesh e Mianmar. A sua riqueza cultural é admirável, sendo o berço da civilização do Vale do Indo, com uma multiplicidade de religiões como o hinduísmo, o budismo, o siquismo, entre outras. Colónia britânica desde meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, sendo atualmente uma república. Apesar das reformas económicas que fazem do país a sétima maior economia mundial em Produto Interno Bruto, a pobreza, o analfabetismo, a discriminação de género, a desnutrição e um fraco sistema de saúde ainda são uma realidade que não se pode ignorar. O facto de ser o segundo país mais populoso do mundo cria igualmente inúmeros problemas relacionados com a sobrevivência, propagação de doenças e falta de alimentos. Ao nível social, a Índia mantém uma hierarquia com um sistema de castas bastante restritivo. A cultura indiana, marcada pelo pluralismo, integra as tradições ancestrais e novos costumes vindos das regiões mais próximas. Nesta exposição são mostradas imagens relacionadas com hábitos e tradições arreigados na sociedade indiana: a partilha do pão whalla pelos trabalhadores e os festivais religiosos; os animais “sagrados” que circulam livremente; os afazeres diários como a ida à fonte para a recolha de água potável; e ainda duas jovens parsi, um grupo étnico-religioso praticantes do zoroastrismo, envergando trajes tradicionais. 


Diapositivo

ME/402436/2275

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem onde podemos observar três homens com um cesto de pão "wallah", na Índia. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 2, N.º 6266.



Diapositivo

ME/402436/2262

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem onde podemos observar um festival hindu, no Sul da Índia. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 2, N.º 12510.


Diapositivo

ME/402436/2245

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia. Trata-se de uma imagem onde podemos observar uma manada de búfalos no rio, em Deli, na Índia. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 1, N.º 12547.


Diapositivo

ME/402436/2222

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de História ou Geografia. Trata-se de uma imagem de macacos "sagrados", perto do templo de Galta, em Jaipur, na Índia. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 1, N.º 12540.


Diapositivo

ME/402436/2222

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de História ou Geografia. Trata-se de uma imagem onde podemos observar a população local de Trichinopoly, na India, nos seus afazeres diários: a deslocação à fonte. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa VII - Secção 1, N.º 12525.


Diapositivo

ME/402436/1921

Escola Secundária de Passos Manuel

Diapositivo utilizado como material didático nas aulas de Geografia ou História. Trata-se de uma imagem de duas jovens pársi, na India, vestidas com os trajes tradicionais. O diapositivo pertence a uma coleção que se encontra na Caixa II - Secção 2, N.º 6947.



MJS


2021/09/06

Biblioteca de Conservação e Museus


A Biblioteca de Conservação e Restauro teve origem no legado dos restauradores Fernando Mardel e Abel de Moura, nos anos 30 a 60 do século XX. Fernando Mardel (1884-1960) foi pintor e conservador, discípulo do Mestre Luciano Freire. Os seus trabalhos de maior destaque foram o restauro dos Painéis de S. Vicente, os painéis do retábulo da Catedral da Sé de Évora e os painéis da Ilha da Madeira. Deixou ao cuidado do Museu das Janelas Verdes parte do seu espólio pessoal, obras de arte e móveis.

Abel de Moura (1911-2003) foi conservador e pintor, tendo realizado o seu estágio no Museu Nacional de Arte Antiga. Procurou estudar e aperfeiçoar novas técnicas de restauro de pintura através de métodos científicos.


Em 1967, após a constituição do Instituto de José de Figueiredo (IJF), é oficialmente criada a Biblioteca e o Gabinete de Documentação e Consulta, que incluía várias áreas: investigação laboratorial e conservação e restauro de Pintura, Pintura Mural, Escultura, Têxteis, Documentos Gráficos/Papel, Mobiliário, Talha e Ourivesaria/Metal.

É uma biblioteca vocacionada para os técnicos de laboratório e de conservação, conservadores-restauradores, ou professores e alunos das diferentes disciplinas da conservação restauro do património móvel e integrado.

No século XXI, a Biblioteca é enriquecida com o acervo do Centro de Documentação da Rede Portuguesa de Museus, alargando as suas áreas de especialidade à museologia e museografia. O seu acervo inclui cerca de 8.000 monografias e 200 títulos de publicações periódicas.

 

MJS