2020/04/02

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril


Hoje, 2 de Abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro Infantil. Por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), desde 1967 que se celebra anualmente nesta data, a leitura e a literatura para crianças e jovens. Em Portugal, aquela organização é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil com o intuito de homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é, precisamente, assinalado neste dia.
O livro (infantil) será, porventura, dos objectos mais adquiridos, oferecidos e partilhados, desde a nossa mais tenra idade; das primeiras coisas que nos mostram, e oferecem, quando começamos a prestar atenção ao mundo que nos rodeia. O livro – nomeadamente o livro infantil – é um importante veículo de iniciação ao desejo de conhecimento e à vontade de aprender. Viajando pelas suas páginas – tão frequentemente ilustradas e coloridas – aprendemos a conhecer o mundo, os outros e a natureza que nos rodeia. Proporciona-nos narrativas e imagens que nos acompanharão o resto das nossas vidas.
Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês cuja infância foi marcada pela pobreza, foi, de igual modo, marcado desde cedo pelas histórias contadas pelo seu pai, fomentando-lhe assim a imaginação e a criatividade. É um dos escritores mais conhecidos e publicados da literatura para a infância, autor de clássicos como: “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, ou “A Pequena Sereia”. O escritor dá ainda hoje o nome a um dos mais importantes prémios literários considerado o Nobel na área da escrita e ilustração para crianças. De referir, ainda, que todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram a IBBY.
NOTA: O IBBY é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1953, na Suíça, que se dedica à promoção da leitura e da literatura para a infância e juventude e tem actualmente secções em mais de 70 países.
JMG

2020/04/01





ESCOLA COMERCIAL OLIVEIRA MARTINS

   



A Escola Oliveira Martins foi criada em 28 de setembro de 1895, por decreto ministerial, como Escola Elementar e Comercial Portuense, iniciando atividade em janeiro de 1896.

Em 1915 a sua denominação para a ser Escola Comercial Oliveira Martins, um ano mais tarde, em 1916, as instalações eram exíguas, ainda assim, a mudança só se veio a concretizar-se em 1928, após as obras realizadas no Palacete dos Vilar de Perdizes. Em 1941, a escola muda novamente de instalações, desta vez, para o antigo Solar do Conde de Samodães (rua do sol, n.º 28).




  Escola Comercial Oliveira Martins
  Rua do Sol, Antigo Solar do Conde de Samodães


Devido à insuficiência de espaço com que esta Escola sempre lutou, impõe-se a construção de um novo edifício; este foi inaugurado a 9 de maio de 1970, com pompa e circunstância, pelo Senhor Presidente da República, Contra-almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz, Ministro das Obras Públicas, Eng. Rui Alves da Silva Sanches, Ministro da Educação Nacional e do Professor Doutor José Veiga Simão.

A nova escola ficou dotada de amplos recreios cobertos e descobertos, de campo de jogos, ginásio e balneários, refeitório, cozinha, copa, aulas normais, laboratórios, aulas excecionais e atividades circum-escolares, tudo conjugado de comércio para os 2000 alunos do sexo masculino, que é a sua lotação em dois turnos. Ao todo a escola possuía as seguintes dependências:

  • 19 aulas normais;
  • 2 Aulas de caligrafia;
  • 2 Aulas de contabilidade;
  • 2 aulas de datilografia;
  • 1 Aula para escritório comercial;
  • 1 Museu-laboratório de mercadorias com anfiteatro;
  • 1 Laboratório de física com anfiteatro;
  • 1 Laboratório de química com anfiteatro.

A Escola Comercial Oliveira Martins foi o 72.º edifício destinado ao Ensino Técnico Profissional, constituído pelo Ministério das Obras Públicas e o 115.º edifício escolar entregue ao Ministério da Educação Nacional. As obras de construção civil foram iniciadas em 24 de fevereiro de 1967, e concluídas em 24 de setembro de 1969.

O custo total das obras foi de 12.352.000$00, cabendo à parte de construção civil a importancia de 9.879.000$00 e o restante a mobiliário, equipamento, instalações eléctrica, etc. O terreno tem a área total de 10.000 m² sendo a superfície coberta de 2600 m² e a de pavimentos de 6.000 m².



O projeto da Escola Comercial Oliveira Martins foi elaborado pelos Serviços Técnicos da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário, em 1966, pelos técnicos foram: Arq.º António José Pedroso e Eng.º Sílvio Paulo Pestana de Freitas.

A empreitada de construção civil foi entregue ao empreiteiro Eng. José Pereira Zagallo e o mobiliário, equipamento e instalação eléctrica e várias firmas, todas elas tendo colaborado com satisfação.



Após Revolução, a escola recebe a denominação de Escola Secundária Oliveira Martins. Esta é extinta em 2006 e após obras até 2008, pela Parque Escolar, E.P.E, passa a Escola Artística de Soares dos Reis ­ o projeto de modernização da Escola Artística Soares dos Reis decorreu da transferência das instalações para a antiga Escola Secundária Oliveira Martins, localizada na freguesia do Bonfim[1].

“A Escola Artística de Soares dos Reis, criada em 1884 com escola de desenho industrial, está, actualmente, vocacionada para o ensino não superior das artes visuais e audiovisuais e localizada-se na zona oriental da cidade do Porto. Desde setembro de 2008 que a Escola está a funcionar em novas instalações, resultantes da readaptação e ampliação da extinta Escola Secundária de Oliveira Martins. As referidas instalações dividem-se em cinco áreas diferenciadas ligadas entre si por uma galeria interior e foram construídas a pensar nos cursos leccionados […]” (IGEC, 2013).

Este edifício, projetado em 1966 na Junta das Construções Escolares para o Ensino Técnico e Secundário do Ministério das Obras Públicas, encontrava-se organizado em dois corpos independentes – um corpo principal destinado a aulas e a serviços administrativos e um segundo corpo destinado a refeitório e ginásio/salão de festas – articulados por uma galeria exterior coberta, que servia de recreio complementar aos espaços exteriores.

A Escola Artística de Soares dos Reis, criada em 1884 com escola de desenho industrial, está, actualmente, vocacionada para o ensino não superior das artes visuais e audiovisuais e localizada-se na zona oriental da cidade do Porto. Desde setembro de 2008 que a Escola está a funcionar em novas instalações, resultantes da readaptação e ampliação da extinta Escola Secundária de Oliveira Martins. As referidas instalações dividem-se em cinco áreas diferenciadas ligadas entre si por uma galeria interior e foram construídas a pensar nos cursos leccionados (DRE, 2009).

A intervenção levada a cabo pela Parque Escolar implicou uma readaptação do edifício existente, demolições parciais e a sua ampliação. Dado o grande afastamento entre os corpos existentes, optou-se por construir dois novos corpos articulados por uma galeria de distribuição, que estabelece a ligação entre todo o conjunto edificado.


P.M.



BIBLIOGRAFIA:


ATLAS SCHOOL ARCHITECTURE IN PORTUGAL: EDUCATION, HERITAGE AND CHALLENGES (s.d.).  Escola Comercial Oliveira Martins [em linha]. Lisboa: Instituto Superior Técnico [Consult. 6 de março de 2020]. Disponível:

ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS (2009). Escola Artística de Soares dos Reis: 125 anos de ensino artístico [em linha]. Porto: Escola Artística de Soares dos Reis [Consult. 6 de março de 2020]. Disponível:

Inspeção-Geral da Educação e Ciência (2013). Avaliação externa das escolas: Relatório
Escola Artística de Soares dos Reis [em linha]. Porto: Escola Artística de Soares dos Reis [Consult. 6 de março de 2020]. Disponível: https://www.igec.mec.pt/upload/AEE_2014_Norte/AEE_2014_EA-SoaresReis_R.pdf


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA (1961). Relatório da Escola Comercial Oliveira Martins do Porto [em linha]. Lisboa: Secretaria da Educação e Ciência [Consult. 5 de março de 2020]. Disponível: http://arquivo-ec.sec-geral.mec.pt/details?id=43753

OLIVEIRA, Camilo M. de (1941). Origem e progresso da Escola Comercial de Oliveira Martins: com um preâmbulo sobre a história da nossa civilização e comércio até à época do marquês de Pombal. Porto: Imprensa Moderna.

PARQUE ESCOLAR (2019). Escola Artística Soares dos Reis [em linha]. Lisboa: Parque Escolar, EPE. [Consult. 5 março de 2019]. Disponível:  https://www.parque-escolar.pt/pt/escola/001








[1]Entre 1917 e 1927 a Escola Artística de Soares dos Reis também ocupou as antigas instalações do Liceu Alexandre Herculano, na Rua de Santo Ildefonso. Em 1927 foi transferida para as antigas instalações de uma fábrica de chapéus na Rua da Firmeza, 49 onde permaneceu por oito décadas.


2020/03/30

Fernando Pessoa em sua casa

Para os apreciadores de Fernando Pessoa e da sua obra, estão disponíveis on-line 17 obras do escritor português. Para fazer download ou ler diretamente em casa basta aceder aqui. Boas leituras!