2021/04/15

Património Mundial de Portugal: Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Açores

 


A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores faz parte do património mundial classificado pela UNESCO desde 2004.

A Ilha do Pico, de origem vulcânica, faz parte do Arquipélago dos Açores, tendo uma superfície de 447 km2. O seu nome deve-se à Montanha do Pico, a mais alta montanha de Portugal com 2351 metros acima do nível do mar. É constituída por três concelhos, Lajes do Pico, Madalena e São Roque. A sua paisagem foi considerada uma das 7 maravilhas de Portugal.

O povoador inicial desta ilha foi Diogo das Chagas. Em 1482, a ilha foi integrada na Capitania do Faial e em 1501, Lages do Pico foi elevada a vila e sede de concelho. Nesta época eram já conhecidos os extensos vinhedos, a par da pecuária, da pesca e da agricultura.

A vinha floresceu durante anos até ser fortemente atacada pelo Oídio em 1852. A recuperação foi extremamente difícil e deu lugar ao cultivo de frutos. Também a caça à baleia e ao atum se desenvolveu neste período.


Em julho de 2004 a área dos lajidos de Criação Velha e de Santa Luzia, foi considerada Património Mundial. Compreende uma área de 987 hectares, onde se inclui a típica cultura da vinha feita entre muros lineares e perpendiculares à linha da costa, em que a vinha é cultivada em chão de lava negra.

Estes muros foram construídos para proteger pequenos lotes de terreno da água do mar e do vento marítimo, deixando entrar o sol necessário ao crescimento das uvas. Existe na ilha uma enorme diversidade de fauna e flora, características da floresta Laurissilva.


Através da criação do Gabinete Técnico da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha na Ilha do Pico, o elemento de contato com outros organismos e instituições, o governo procurou assegurar a manutenção do património:

    - Apoiar a implementação e coordenação do Plano Especial de Ordenamento da Paisagem Protegida, monitorizando-o periodicamente;

    - Acompanhar e fiscalizar a execução de todas as obras dentro da Paisagem Protegida;

  - Elaborar e desenvolver todos os estudos técnicos necessários à prossecução dos objetivos definidos em sede de Plano Especial de Ordenamento e Plano de Gestão da Paisagem Protegida;

  - Organizar e gerir um sistema de informação geográfica, incluindo a promoção e elaboração de cadastro


MJS

 

2021/04/12

Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã


O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP) tem a sua sede na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na cidade da Covilhã, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco. O AEFHP é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, no respeito pelos princípios organizativos e os objetivos da Educação Pré-escolar e do Ensino Básico e Secundário definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo.


“A autonomia do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto pressupõe a responsabilidade de todos os membros da comunidade educativa pela salvaguarda efetiva do direito à educação e à igualdade de oportunidades no acesso à escola, bem como a promoção de medidas que visem o empenho e o sucesso escolares, a prossecução integral dos objetivos dos referidos projetos educativos, incluindo os de integração sociocultural, e o desenvolvimento de uma cultura de cidadania capaz de fomentar os valores da pessoa humana, da democracia e exercício responsável da liberdade individual e do cumprimento dos direitos e deveres que lhe estão associados.” Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (2020:68).

 

Relativamente à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, em 20 de março de 1934, o Decreto n.º 23 685 criou o Liceu Municipal na cidade da Covilhã, de frequência mista que deverá funcionar a partir do ano letivo de 1934/35 atendendo a que a cidade da Covilhã tem uma população numerosa e é de importante desenvolvimento. Em 7 de agosto de 1934 foi-lhe atribuída a denominação de Liceu Municipal de Heitor Pinto. Em finais da década de 40, a necessidade da preparação do país para o novo modelo socioeconómico levou à promulgação dos Estatutos do Ensino Liceal e Técnico que atribuiu, ao primeiro, um carácter “humanístico-científico”, tradicionalista e seletivo, responsável pela formação geral e de acesso à Universidade, tendo sido elevado a Liceu Nacional em 1961.

O Ensino Técnico passou a ser encarado como uma entrada imediata no mundo do trabalho. Desde a criação desta Escola, têm sido várias as alterações em termos de edifício, com permanência no atual a partir de 1969, e nos cursos ministrados, população escolar ou políticas educativas. Durante o período de 2000 a 2003 a Escola lecionou apenas o ensino secundário (Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, 2018:10).

O AEFHP foi constituído no âmbito do disposto no Despacho nº 4463/2011, de 11 de março, bem como do artigo 7ª do decreto-lei 75/2008, resultante da fusão dos Agrupamentos de Escolas Entre Ribeiras-Paul, Agrupamento de Escolas do Tortosendo e Escola Secundária Frei Heitor Pinto. Assim, compõem o AEFHP:

1.     Escola Secundária Frei Heitor Pinto;

2.     Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Tortosendo;

3.     Escola Básica n.º 2 do Paul, que integra os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;

4.     Escola Básica do 1.º Ciclo dos Montes Hermínios – Tortosendo;

5.     Escola Básica do 1.º Ciclo do Largo da Feira – Tortosendo;

6.     Escola Básica do 1.º Ciclo do Dominguiso;

7.     Escola Básica do 1.º Ciclo Vales do Rio;

8.     Escola Básica do 1.º Ciclo do Peso;

9.     Escola Básica do 1.º Ciclo da Coutada;

10.   Escola Básica do 1.º Ciclo Cortes do Meio;

11.   Escola Básica do 1.º Ciclo do Barco;

12.   Escola Básica do 1.º Ciclo da Barroca Grande;

13.   Escola Básica do 1.º Ciclo do Paul;

14.   Escola Básica do 1.º Ciclo da Erada;

15.   Escola Básica do 1.º Ciclo do Ourondo;

16.   Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Jorge da Beira;

17.   Escola Básica do 1.º Ciclo de Unhais da Serra;

18.   Jardim de Infância “Os Loureiros” de Tortosendo;

19.   Jardim de Infância “Ovo Mágico” de Tortosendo;

20.   Jardim de Infância Dominguiso 1;

21.   Jardim de Infância Dominguiso 2;

22.   Jardim de Infância Vales do Rio;

23.   Jardim de Infância Peso;

24.   Jardim de Infância Coutada;

25.   Jardim de Infância Cortes do Meio;

26.   Jardim de Infância Barroca Grande;

27.   Jardim de Infância Paul;

28.   Jardim de Infância S. Jorge da Beira;

29.   Jardim de Infância Unhais da Serra.

A biblioteca escolar/centro de recursos educativos (BE/CRE) é um espaço privilegiado para pesquisar, estudar, ler e ocupar tempos livres. As BE/CRE dispõem de meios onde são conservados, tratados e disponibilizados todos os documentos, independentemente da sua natureza ou suporte.

Atendendo ao Regulamento das bibliotecas escolares/centros de recursos educativos as BE/CRE do AEFHP são constituídas por um conjunto de recursos físicos (instalações e equipamentos), humanos (professores e assistentes operacional) e documentais (suportes impressos, audiovisuais e informáticos) devidamente organizados, destinando-se, prioritariamente, à comunidade escolar do AEFHP, embora estejam disponíveis a qualquer utilizador da comunidade envolvente que deles necessite (Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, 2015:2).

 

“O enriquecimento do fundo documental terá em conta as sugestões de toda a comunidade educativa, mas caberá ao professor bibliotecário e da equipa a escolha das aquisições, tendo em conta a dotação orçamental. Esta terá em conta as grandes linhas dos projeto educativo e projeto curricular do agrupamento. As aquisições devem estar direcionadas para os interesses, principalmente, dos alunos dos diferentes níveis de ensino do agrupamento.” (Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, 2020:62).

 

O agrupamento dispõe de cinco bibliotecas/centros de recursos, coordenadas por dois professores bibliotecários, nomeados de acordo com a legislação em vigor. As bibliotecas referidas no número anterior funcionam na escola sede do agrupamento (Escola Secundária Frei Heitor Pinto), na Escola Básica 2/3 de Tortosendo, EB1 Montes Hermínios, EB1 Largo da Feira e EB 2/3 de Paul. A BE/CRE deve orientar os seus serviços em sintonia com as grandes linhas do projeto educativo do agrupamento.

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno é um serviço que faz o acompanhamento em permanência dos alunos no seu quotidiano escolar, designadamente aqueles que revelem risco de abandono escolar, comportamentos de risco ou gravemente violadores dos deveres dos alunos ou se encontrem na iminência de ultrapassar os limites de faltas previstos no presente regulamento, bem como a mediação de conflitos entre alunos e outros elementos da comunidade educativa.

O AEFHP enquadra-se geograficamente na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. A comunidade envolvente reside um pouco por todo o Concelho, com incidência significativa ao longo da designada “Corda do Rio” (Rio Zêzere), na encosta da Serra da Estrela, e no designado Couto Mineiro, desenvolvendo a sua atividade principalmente no Couto Mineiro, na Região da Cova da Beira e, também, em toda a Beira Interior e ao nível nacional e internacional.

O AEFHP é sedeado na cidade da Covilhã e cobre todo o território a sul do Concelho da Covilhã, inserido em meio urbano, semiurbano e rural, com difíceis acessibilidades principalmente no meio rural montanhoso, num espaço com modesto valor patrimonial, dotado de grande beleza paisagística e com perspetiva de desenvolvimento.

 

Para uma noção espacial mais precisa da distribuição dos estabelecimentos de educação/ensino do AEFHP por todo o Concelho da Covilhã, visualize-se o anterior mapa do Concelho da Covilhã, perspetivando a distribuição territorial concelhia dos estabelecimentos do AEFHP.

 

 P.M.

 

BIBLIOGRAFIA

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2020). Regulamento interno: conselho geral, 25 de junho de 2020 [em linha]. Covilhã: AEFHP [Consult. 31 março de 2021]. Disponível: http://www.aefhp.pt/files/documentos-orientadores/19-20/RI_25_06_2020.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2020a). Regulamento: regras de utilização dos meios de comunicação no AEFHP [em linha]. Covilhã: AEFHP [Consult. 29 março de 2021]. Disponível: http://www.aefhp.pt/files/documentos-orientadores/19-20/REGULAMENTO-REGRASdeUTILIZACAOdosMEIOSdeCOMUNICAO.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2018). Projeto educativo: relação triangular, aprendente planetário [em linha]. Covilhã: AEFHP [Consult. 29 março de 2021]. Disponível: http://www.aefhp.pt/files/documentos-orientadores/19-20/PEA18-21.pdf

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2018a).  Regulamento dos cursos profissionais (Iniciados a partir de 2018/2019) [em linha]. Covilhã: AEFHP [Consult. 30 de março de 2021]. Disponível: http://www.aefhp.pt/files/documentos-orientadores/19-20/RegCProfAEFHP-Iniciados18-19-Aprovado2020-03-26.pdf

 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FREI HEITOR PINTO (2015).  Regulamento das bibliotecas escolares / centros de recursos educativos: Escola Secundária Frei Heitor Pinto Escola, Básica 2/3 de Tortosendo, Escola Básica N.º 2 de Paul, EB1 Montes Hermínios EB1, Largo da Feira [em linha]. Covilhã: AEFHP [Consult. 31 março de 2021]. Disponível: http://www.aefhp.pt/files/documentos-orientadores/15-16/Regulamento-BE-AEFHP.pdf