2011/06/28

Peça do Mês

Ninho e conjunto de ovos

Ninho e conjunto de ovos pertencentes à Escola Secundária Martins Sarmento, inventariados respectivamente com os números ME/402187/175, ME/402187/176 e ME/402187/182.
A escola dispõe de uma colecção de ovos de várias espécies de aves, utilizados no estudo e observação em contexto pedagógico nas aulas de Ciências Naturais. Estão colocados em caixas de madeira de formato rectangular.
O ninho, também utilizado no estudo e observação de espécies animais, é constituído por um conjunto de pequenos ramos e encontra-se colocado sobre um galho em forma de poleiro, fixo a uma base de madeira quadrada.
Faz parte de uma colecção de vários tipos de ninhos elaborados por diferentes aves
Um ninho é uma estrutura construída por aves, neste caso, ou outro tipo de animais, onde são colocados os ovos. Elaborados com ramos de árvores, ervas ou penas, fornecem protecção às crias, onde são alimentadas até poderem encontrar os seus próprios alimentos.
A maior parte das aves constrói ninhos em árvores ou arbustos, mas podem também optar por zonas rochosas, dependendo da espécie. Cada pássaro tem um padrão de construção do seu ninho.
Os ovos, de diferentes formatos e cores, variam segundo a espécie e o local do ninho. Na colecção pertencente à escola existem vários ovos de espécies portuguesas, permitindo um conhecimento mais profundo das suas diferentes tipologias.