2011/11/25

Peça do Mês

Quadro didático de máquina a vapor
 Quadro didático representando uma máquina a vapor, inventariado com o número ME/ESAD/100, pertencente ao espólio museológico da extinta Escola Secundária Afonso Domingues. Este material era utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Física ou de Mecânica
Trata-se de um quadro de cartão, representando uma máquina a vapor, em corte, com algumas zonas que se articulam entre si, dando a sensação tridimensional. No verso existe um mecanismo em forma de círculo que permite o movimento das diferentes peças da imagem. Assim, os alunos poderiam mais facilmente compreender a transmissão de movimentos das áreas constitutivas do motor e a sua articulação.

A máquina a vapor foi utilizada pela primeira vez por Thomas Savery, nos finais do século XVII, aproveitando a energia produzida pelo vapor. Nesta máquina o vapor era conduzido até uma câmara que, após o seu fecho, era arrefecida, o que provocava a condensação do vapor no seu interior. As alterações a este projeto inicial foram muitas até à criação da máquina a vapor de James Watt em 1783 que contribuiu para a implantação da Revolução Industrial. Charles Algernon Parsons, nos finais do século XIX, criou a turbina a vapor, que melhorou consideravelmente os recursos energéticos.