2024/02/01

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola Prática de Agricultura de Mirandela


- Escola Prática de Agricultura de Mirandela -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Prática de Agricultura de Mirandela.



Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM


2024/01/29

Exposição Virtual: "Castelos de Portugal no Museu Virtual da Educação"

 

Em Portugal existem cerca de 240 castelos, aos quais se acrescentam fortalezas e estruturas defensivas, datando, na sua maioria da época da fundação da nacionalidade portuguesa e da reconquista cristã. Um castelo é, por definição, uma construção muralhada, localizada num local estratégico e elevado com o objetivo de defesa. Muitas destas construções serviram igualmente como residência senhorial. Com a consolidação da posição portuguesa no território, muitos destes castelos foram sendo abandonados, mas não deixam de ser uma importante referência cultural. Nesta exposição estão patentes imagens de seis castelos: Estremoz, Belmonte, Tomar, Moura, Castelo de Vide e Miranda do Douro.


Postal

ME/ESDJC/436

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco de vista parcial da Cidade de Estremoz, destacando-se o Castelo e a Torre de Menagem. O castelo tem uma planta pentagonal e a sul ergue-se a Torre de Menagem de planta quadrangular. Tem cerca de 27 metros de altura, organizada em três pisos. Este conjunto integra ainda a cerca poligonal aberta por duas portas principais e a Torre das Couraças.

A Torre do Castelo ou Torre das Três Coroas, foi construída com mármore branco de Estremoz, foi edificada ao longo dos reinados de D. Afonso III, D. Dinis e D. Afonso IV. É uma das melhores conservadas do país.

A cidade desenvolveu-se no interior das muralhas da segunda linha de fortificação, mandadas construir durante os séculos XVII a XIX, com o objetivo de defender a Praça Militar de Estremoz. Atualmente está ocupado pela Pousada da Rainha Santa Isabel.


Postal

ME/ESDJC/290

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco de pormenor do Castelo de Belmonte. Construção militar do séc. XII/XII, que em 1466 foi doada a Fernão Cabral, a título hereditário, por D. Afonso V, passando de castelo fortificado a residência senhorial. Foi residência da família Cabral até finais do século XVII, tendo sido abandonado devido a um violento incêndio. Destaca-se a janela manuelina com decoração escultórica típica deste estilo, nomeadamente, elementos naturalistas como pinhas, romãs e alcachofras, cordas entrelaçadas, e arcos trilobados. No topo da janela encontra-se um brasão. No canto inferior esquerdo é identificado o local, a letras brancas, e no verso encontra-se a identificação do editor, "Edição da Foto Hermínios - Guarda", bem como o carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro".


Postal

ME/ESDJC/899

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco do Castelo dos Templários, em Tomar. Castelo medieval situado na margem direita do rio Nabão, integrou, à época da Reconquista, a chamada Linha do Tejo, juntamente com outros na região, que lhe acompanham o estilo: os castelos de Almourol, Idanha, Monsanto, Pombal e Zêzere. No rodapé, legenda do postal. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação da coleção: "Colecção Passaporte (Loty)".


Postal

ME/ESDJC/675

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco da Torre de Menagem, Torre Árabe e Adarve do Castelo de Moura. Na imagem vêm-se as diferentes torres e a povoação. Em baixo, identificação do local. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação da coleção - "Colecção Passaporte (Loty)".

Este castelo encontra-se na parte mais elevada da vila, do lado Nordeste, com 184 m de altura e foi construído no início do século XIV, aproveitando as fortificações árabes já existentes. Na segunda metade deste século foi-lhe acrescentada uma segunda cerca muralhada para abrigar a população que aumentava.

No séc. XVI, durante o reinado de D. Manuel, Francisco de Arruda procedeu a algumas alterações, em que se incluem provavelmente a torre do relógio e o convento feminino de S. Domingos. Durante ao período das Guerras da Restauração (segunda metade do séc. XVII) a fortaleza medieval foi reforçada com uma linha de baluartes e revelins.


Postal

ME/ESDJC/366

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco dos vestígios das Velhas Muralhas de Castelo de Vide, vendo-se em primeiro plano o que parece ser uma guarida. Em baixo, encontra-se a legenda com a identificação do local, da colecção e do fotógrafo. No verso, foi colocado um carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro", identificando igualmente a colecção a que pertence o postal - "Colecção Passaporte «Loty»".

Localiza-se na Serra de São Mamede, numa posição estratégica junto à fronteira. A sua construção foi iniciada no reinado de D. Afonso III, prolongando-se pelos reinados de D. Dinis e D. Afonso IV. O castelo apresenta planta quadrangular, adaptada ao terreno. Durante o século XV as defesas dos castelos da raia alentejana foram reforçadas. No final do século XVII, introduziram-se modernizações no contexto da Guerra da Restauração, tendo sido edificado o Forte de São Roque.


Postal

ME/ESDJC/649

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco das Ruínas da Torre de Menagem de Miranda do Douro, dentro do castelo. Foi edificada num segundo momento de povoamento e ordenamento de Trás-os-Montes, ocorrido no reinado de D. Dinis (1261 - 1325). A torre de menagem situa-se no interior do perímetro das muralhas e servia de residência ao alcaide. Em baixo, identificação do local a letras douradas. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação do editor - "Mário Simão - Miranda do Douro".


MJS