
A Escola Secundária Fonseca Benevides, fundada em 1914, esteve vocacionada, desde a sua origem, para o ensino técnico e tecnológico, e no ano de 1963 integrou os cursos das áreas da Mecanotecnia e Electrotecnia época em que a então Escola Industrial Fonseca Benevides granjeou grande prestígio e popularidade entre os alunos e as empresas, devido ao elevado nível dos equipamentos colocados ao serviço da aprendizagem.

Para além destes equipamentos, foram inventariados e fotografados objectos utilizados nos laboratórios de Física, Química, Biologia e História, num total de 347 objectos e 778 imagens. Após a primeira fase de intervenção, que passou pela selecção, identificação e numeração das peças, irá proceder-se à pesquisa de conteúdos nos respectivos catálogos e na internet de modo a obter informações sobre a função de cada objecto.
mmmmmmmmmm
LegendaOsciloscópio, Déc.1960 (Tektonix)Condensador de Mica. Equipamento de padrão, 1964 (H.W. Sullivan Ltd.)
Potenciómetro de precisão, Déc.1960 (Pye, Scientific Instruments)
Rádio, Déc.1960 (Trabalho de aluno para a prova final de exame)
............................História da Escola
Seria, no entanto, no ano lectivo de 1956/1957 que a designação muda para Escola Industrial Fonseca Benevides, quando integrou o curso Auxiliar de Laboratório de Química, transferido da Escola Industrial Marquês de Pombal. No final dos anos de 1950 a escola Fonseca Benevides passou a leccionar o Curso de Montador de Radiotécnico e uma década depois oferecia as especializações de Radar, Televisão e Computadores, respondendo à procura crescente de técnicos nestas áreas emergentes.
Com a crescente procura dos cursos das áreas da Mecanotecnia e Electrotecnia, a escola foi ocupar, em 1963, o actual edifício na Rua dos Lusíadas, construído em 1886 com verbas emprestadas pelo Príncipe D. Carlos para a instalação da Escola Marquês de Pombal, transferida em 1962 para o estabelecimento que actualmente ocupa.
No próximo ano lectivo de 2008/2009 a Escola Secundária Fonseca Benevides vai deixar estas instalações e mudar para o Pólo de Educação e Formação (antiga Escola D. João de Castro), adaptadas às novas necessidades das práticas pedagógicas.