2008/07/15

Exposição itinerante "Um olhar sobre o Património Museológico da Educação"

A exposição itinerante “Um olhar sobre o Património Museológico da Educação” percorreu, de 31 de Março a 4 de Julho de 2008, as escolas secundárias que integram o projecto Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação, nas várias regiões do país.

Terminada esta primeira fase, devido ao período de férias, as escolas foram questionadas sobre o que acharam desta iniciativa e qual o seu impacte na comunidade educativa.
Das respostas recebidas, foi considerada globalmente como uma iniciativa muito positiva, que ajudou a dar maior visibilidade ao projecto junto da comunidade educativa e, nalguns casos, local, assim como ao trabalho desenvolvido nas escolas pelas equipas de professores que integram o projecto.
Realçaram o valor do projecto na salvaguarda do património educativo e cultural da história da educação e todas se mostraram receptivas em acolher outras iniciativas que possam contribuir para alcançar os objectivos que regem este projecto.

Para além das iniciativas levadas a cabo pela SG, as próprias escolas contribuem igualmente para a divulgação deste projecto das mais variadas formas.

Assim, publicitamos o exemplo da Escola Secundária Jácome Ratton (Tomar) que aproveitou a exposição itinerante para partilhar o projecto e o trabalho desenvolvido pela equipa de professores da escola com um universo mais alargado, para além da comunidade educativa.
Escolheu a Biblioteca Municipal de Tomar para acolher esta iniciativa da Secretaria-Geral do ME e informou todas as escolas, o Instituto Politécnico de Tomar e a imprensa local que noticiou a iniciativa no jornal “Cidade de Tomar", no dia 20 de Junho de 2008, conforme ilustra a foto abaixo.

Esta exposição voltará no início do próximo ano lectivo a outras escolas e às Direcções Regionais de Educação, e cujo calendário noticiaremos proximamente.


Sem comentários: