2015/01/14

Peça do mês de janeiro-2015


Fotografia
Imagem parcial de um limador executado nas oficinas da Escola Jácomme Ratton. Na parte inferior do corpo da máquina observa se em relevo "OFICINAS DA ESCOLA IND.AL E COM.AL DE TOMAR". Cor: Monocromática Polaridade: Positivo Tipo: Opaca Orientação: Vertical
Está inventariada com o número ME/400270/124 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Jácome Ratton.
O limador é uma máquina ferramenta que executa um trabalho em que o corte da apara é realizado através da ação de uma ferramenta cortante que se move de forma retilínea sobre a superfície plana de um corpo. Isto significa, de forma simples, que o limador é uma máquina que executa o corte ou o arrancamento de aparas de forma mecânica. É utilizado sobretudo em peças de pequena a média dimensão e pode ser de dois tipos: horizontal ou vertical. Atualmente é uma peça pouco utilizada, uma vez que a evolução da técnica permitiu a implementação de outro tipo de aparelhos mais eficazes neste tipo de trabalhos. O limador tornou-se assim, uma verdadeira peça museológica.
Neste caso específico, o limador não só era usado como ferramenta de trabalho nas oficinas escola, mas foi igualmente produzido em contexto das práticas pedagógicas.

MJS