2010/09/10

Desmontagem estética das metáforas e da colação da obra intitulada: A vida das flores


A análise constante do presente artigo baseia-se na obra, em dois volumes, intitulada A vida das flores. O objecto de estudo restringe-se à colação e às ilustrações. Integra-se esta obra na corrente literária da época – o parnasianismo: Exalta-se a natureza e, por sua vez, a mulher reaparece como mimesis das flores. São descritos alguns pormenores referentes ao autor, co-autor, ilustrador e tradutor da referida monografia. Estes exemplares pertencem à colecção da biblioteca da antiga Escola Rodrigues Sampaio de Lisboa. Esta colecção faz parte da Biblioteca Histórica da Educação (Secretaria-Geral do Ministério da Educação).

2010/09/09

ESPÓLIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DAVID MOURÃO-FERREIRA


A Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) doou à Secretaria-Geral do Ministério da Educação o espólio da Escola Secundária David Mourão-Ferreira.
A importância deste espólio decorre do facto desta escola, inicialmente designada Escola Secundária da Encarnação, ter tido na sua origem as Escolas Secundárias Dona Maria I e Veiga Beirão, extintas em 1997, e que haviam sido escolas comerciais.
De salientar que a então Escola Comercial Dona Maria I, cuja designação data de 1948, sucedeu à Escola Comercial Rodrigues Sampaio. Esta última foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa como Escola Primária Superior Rodrigues Sampaio em 1883, alguns meses após a inauguração do Museu Pedagógico Municipal de Lisboa. As duas instituições funcionavam no mesmo edifício e foram organizadas e dirigidas por Francisco Adolfo Coelho (1847-1919).
A Biblioteca da Escola Rodrigues Sampaio, que inclui uma parte substancial dos livros e periódicos da biblioteca do Museu Pedagógico Municipal de Lisboa, foi doada, em 1997, à Secretaria-Geral do M.E. podendo ser pesquisada no SIBME-Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação e consultada na Biblioteca da Secretaria-Geral.
O espólio agora doado inclui as bibliotecas escolares, bem como documentação de arquivo e peças museológicas, de que se destacam os arquivos de correspondência iniciais da Escola Rodrigues Sampaio, em fase de tratamento.