2023/03/16

Peça do mês de março/2023

 


Cavaquinho

 

Instrumento musical utilizado em contexto das práticas pedagógicas de Música. Trata-se de um cavaquinho, um cordofone de pequenas dimensões, não excedendo os 50 a 55 cm, de grande popularidade em Portugal. Tem uma caixa de duplo bojo, com quatro cordas presas a cravelhas de madeira dorsais. Pensa-se que é originário do Minho, com carácter lúdico e festivo, embora existam vários tipos de cavaquinhos.

Está inventariado com o número ME/401122/12 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Carlos Amarante.


MJS


2023/03/13

Exposição Virtual: "O calorímetro no Museu Virtual da Educação"

 

O calorímetro é um instrumento científico, isolado termicamente do meio ambiente, utilizado para estudar a quantidade de calor transferida entre dois corpos com diferentes temperaturas. O calor é a energia transferida espontaneamente de um corpo para outro, devido à diferença de temperatura entre ambos. Verifica-se, então, que numa situação em que dois objetos a diferentes temperaturas são colocados em contato, atingem a mesma temperatura passado algum tempo – é o chamado equilíbrio térmico. Para que se possam estudar as trocas de calor será necessário possuir um recipiente adequado que permita medir o valor dessas trocas. Este recipiente tem o nome de calorímetro e facilita o contato térmico entre os corpos. Teoricamente qualquer recipiente que esteja termicamente isolado do exterior poderá funcionar como um calorímetro. Geralmente a medição do calor específico de uma substância faz-se por comparação com a água. Nesta exposição incluem-se alguns modelos específicos, como o calorímetro de Brix, de Joule, de Dewar ou de Weinhold. O objetivo é sempre o mesmo – medir a transferência de calor – através de diferentes métodos. Também se apresenta um calorímetro simples e um conjunto de calorímetro, estufa e acessórios.


Calorímetro de Brix

ME/400002/105

Escola Secundária Alves Martins

Instrumento utilizado para medir o calor latente de vaporização. Consta de uma retorta de vidro, de pequena capacidade e de um vaso calorimétrico, com agitador.


Calorímetro de Joule

ME/ESDJC/121

Escola Secundária D. João de Castro

Calorímetro de Joule utilizado nas aulas de Física com fins pedagógicos. O calorímetro de Joule é um instrumento que permite determinar a capacidade térmica específica de materiais sólidos e líquidos, assim como permite medir o equivalente termoelétrico. O calorímetro de Joule é composto por dois copos de alumínio isolados um do outro e uma tampa perfurada para o termómetro, o misturador e a espiral aquecedora.


Calorímetro de Dewar

ME/404652/346

Escola Secundária de Pedro Nunes

Calorímetro de Dewar, composto por vários elementos. Tem um vaso interior de latão polido exteriormente, de 500 ml de capacidade e um vaso exterior de metal polido interiormente, forrado exteriormente de cortiça, com base de madeira. Diâmetro de base: 13,2 cm; altura: 14,3 cm. No interior estão coladas três rolhas para nelas assentar o vaso de latão. A tampa é elaborada em material isolador com dois orifícios na periferia onde se enfiam dois espigões salientes do bordo do vaso exterior, para melhor vedação. A tampa tem mais três ofícios: um central, tapado com rolha, de 2,5 cm de diâmetro, para introdução do corpo em estudo; outro (d = 1,5 cm) com rolha de borracha furada para colocação do termómetro; e outro para enfiar a haste do agitador. Possui um agitador de latão, com haste de 19 cm e anel inferior circular para agitar. A estufa é um vaso cilíndrico de cobre, de 5 cm de diâmetro e 14 cm de comprimento, forrado exteriormente de cortiça, com dois pequenos tubos laterais, diametralmente opostos, cada um junto da sua base. Destinam-se à colocação de tubos de borracha, sendo um para a entrada do vapor que vem da caldeira e outro para a saída do mesmo. O vaso termina em 2 bocas mais estreitas, uma em cada base, para colocação de rolhas. A rolha que ficar colocada a nível mais elevado é furada para a introdução de um termómetro. Do meio do vaso cilíndrico sai uma haste de latão com anel e parafuso para se fixar na haste de um suporte. A caldeira tem um vaso de cobre, cilíndrico, de 6,7 cm de base e 13 cm de altura, prolongado ao centro de uma das bases por um tubo de cobre, de 2,5 cm de diâmetro e 9 cm de comprimento, tapado com uma rolha. Perto da extremidade deste tubo há um tubo de borracha que dirigirá o vapor da água aquecida para a estufa em que se aquece o corpo cujo estudo se está a efetuar no dispositivo calorimétrico. O vaso de cobre tem um tubo de vidro que serve de indicador do nível. Do mesmo vaso sai uma haste de latão com anel e parafuso para fixar na haste de um suporte. São 3 exemplares, com os números D.7.64, D.7.65 e D.7.66 do inventário anterior.


Calorímetro de Weinhold

ME/404652/325

Escola Secundária de Pedro Nunes

Consta normalmente de uma tina calorimétrica de parede dupla, que neste caso não existe, de uma estufa também de parede dupla (a = 16,5 cm; d = 9,5 cm) com tubuladura lateral e de um peso de 500 g. São 2 exemplares (números D.4.8 e D.4.9 no inventário anterior), cada um com os respetivos pesos de 500 g (números D.4.10 e D.4.11 no inventário anterior).


Calorímetro

ME/402140/52

ME/Escola Secundária Maria Lamas

Instrumento utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Mecânica/ Física. O calorímetro permite medir as quantidades de calor fornecidas ou recebidas por um corpo através da utilização de um termómetro aplicado a um recipiente isolador. Para medir a quantidade de calor, os corpos são mergulhados em água (que se encontra dentro deste recipiente). Com o termómetro, podemos determinar a variação da temperatura da água e, através de um cálculo simples, avalia-se a temperatura recebida ou cedida pelo corpo, sendo o seu valor o simétrico do determinado para a água.


Conjunto de calorímetro, estufa e acessórios

ME/401857/234

ME/Escola Secundária de Gil Vicente

Tripé de ferro com um veio vertical, no qual estão presas duas caldeiras em cobre. Uma das caldeiras tem a forma cilíndrica e no topo apresenta um termómetro graduado de 0 a 300, a outra caldeira apresenta a forma de garrafa com pega e rolha de cortiça. Estas caldeiras encontram-se ligadas por um tubo maleável.


MJS