2018/11/20

BIBLIOTECA vs. CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO - Tratamento e difusão da informação


A instituição e organização de “Serviços Documentais” foi, a dada altura, o sistema elaborado para responder de forma sistematizada à transferência (cada vez mais volumosa) de conhecimentos; ou seja, foi reunido um conjunto de meios (pessoal, local, equipamento e documentos) para responder às necessidades de informação de uma determinada população de utilizadores.

É assim que, no sentido tradicional, podemos definir “Biblioteca” como uma coleção de livros, e outros documentos, organizada segundo certos princípios e técnicas de Biblioteconomia (disciplina que estuda e materializa as técnicas de gestão da informação), que está à disposição dos utilizadores, que a ela podem recorrer sempre que necessitarem de consultar as suas coleções.
Este conceito pode ser entendido sob dois grandes tipos: Bibliotecas Generalistas as que possuem coleções referentes a variadíssimos assuntos (Ex.: Públicas; Municipais; Nacionais, etc.); Especializadas as que se dedicam quase exclusivamente a um assunto, ou grupo de assuntos, de acordo com os objetivos da instituição que servem (Ex.: Faculdades; Instituições Científicas ou Profissionais; Departamentos Governamentais; Empresas, etc.).

Contudo, a transformação dos hábitos de utilização dos documentos operada por novos métodos científicos conduziu ao fenómeno que poderemos apelidar de “Revolução das Bibliotecas”, fazendo surgir os Serviços Documentais e de Informação.

Numa perspetiva contemporânea, foi a partir da segunda guerra mundial que a chamada Documentação tomou maior incremento correspondendo às necessidades que então surgiam com o “boom” industrial, científico e económico. Com o crescente número de publicações (livros publicados e reeditados mas, também, os muitos periódicos que surgiram) impôs-se, igualmente, a crescente necessidade de reunir, tratar e difundir a informação para que esta chegasse rapidamente ao destinatário dos investigadores, dos técnicos, dos professores, enfim, de todos quantos estivessem dedicados a qualquer ramo da Ciência, ou da Técnica.
Surgem, então, os Serviços de Documentação que centralizam toda a informação que diz respeito a uma determinada especialidade, reunindo documentos de toda a espécie, memórias ou reproduções destes documentos. Estes serviços fazem, depois, o tratamento sistematizado, retirando todas as informações pertinentes que veiculam aos utilizadores ou a organismos intermediários.
Assim sendo, qualquer que seja o ramo de atividade de um serviço de documentação, para corresponder à sua função de intermediário entre as fontes documentais e os utilizadores, terá de reunir e transformar a informação contida nos documentos de modo a que esta possa ser difundida, com a precisão requerida, junto dos utilizadores interessados.
Reunir (documentos, fontes de informação); tratar (transformar os documentos em dados) e difundir (disponibilizar bibliografias, listas de títulos, reproduções de fichas, resumos, reproduções de textos originais, traduções, etc.) advêm os objetivos máximos da Documentação.


JMG