2024/01/25

Níveis de Ensino: Recursos e ferramentas de aprendizagem – recursos de aprendizagem em linha

 

(Imagem retirada da Internet)


As ferramentas em linha, como muitas ferramentas digitais (em linha e fora de linha), podem ter diferentes objetivos educativos:

- estabelecer a ligação entre educadores e alunos que não se encontram no mesmo local;

- dar acesso a informações e ambientes que normalmente não estão disponíveis em todas as casas ou instituições;

- apoiar o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores de uma forma flexível.

A fim de assegurar a continuidade das atividades de educação e formação, é disponibilizada uma vasta gama de material de aprendizagem em linha para professores:

- School Education Gateway - catálogo em linha de materiais didáticos e oportunidades de formação para professores e partes interessadas no ensino escolar europeu, disponível em 23 línguas europeias

Publicações, tutoriais e materiais didáticos

Cursos em linha gratuitos

Webinars

Últimas notícias e recursos sobre as políticas e as práticas educativas na Europa

Boletim informativo 

- eTwinning - plataforma colaborativa europeia para professores que está disponível em 30 línguas e facilita a comunicação, o intercâmbio de recursos, a participação em ações de desenvolvimento profissional e a criação conjunta de projetos

- Espaço de aprendizagem - acesso a materiais didáticos, incluindo jogos em linha, para ajudar os alunos de todos as idades a descobrir a UE.

Jogos

Concursos

Material didático

- Rede de Centros de Recursos SALTO para a Juventude - ferramentas de formação que promovem e apoiam o trabalho com jovens.

- Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa (EPALE) - comunidade em linha, de adesão livre e multilingue, que estabelece a ligação entre profissionais da educação de adultos em toda a Europa a fim de fomentar a qualidade e a diversidade das oportunidades de educação de adultos.

- Intercâmbio Virtual Erasmus+

- Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

- Semana Europeia da Programação – o objetivo é tornar a codificação, a programação, o pensamento computacional e a literacia digital acessíveis a todos de forma divertida e atraente (disponível em 29 línguas)

O Plano de Ação para a Educação Digital estabelece medidas para ajudar os Estados-Membros da UE a fazer face aos desafios e a aproveitar as oportunidades no domínio da educação na era digital: Hackathon da Educação Digital - os prémios internacionais Hackathon da Educação Digital fomentam a criação de soluções para os desafios no domínio da educação na era digital.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

Sem comentários: