2021/11/04

Exposição Virtual "2021 - Ano Internacional das Frutas e Legumes"

2021 foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Frutas e Legumes, numa tentativa de consciencializar o mundo para a importância destes alimentos na nutrição e saúde mundiais. O objetivo das Nações Unidas é precisamente promover um estilo de vida mais equilibrado e saudável, reduzindo perdas e desperdícios, promovendo o consumo, armazenamento, transporte, comércio e processamento sustentáveis. Neste sentido, é essencial integrar os pequenos agricultores num processo global, fortalecendo a capacidade de todos os países em adotar tecnologias inovadoras, preservando o ambiente. As frutas e legumes desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças crónicas como o cancro, a diabetes, as doenças cardiovasculares, a obesidade e ainda as deficiências de micronutrientes. Prevêem-se quatro linhas de ação: a consciencialização; a criação e disseminação de conhecimentos; ações políticas e desenvolvimento da capacidade e educação. O Património Museológico da Educação associa-se a esta efeméride com uma exposição de imagens parietais de frutas e legumes que se destacam pela sua beleza, realismo e pormenor. Em destaque temos a cereja, o morango, o ananás, a maçã, a batata, a cenoura e a ervilha. 


Imagem parietal de espécie vegetal/Cereja e morango

ME/401470/134

Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho

O quadro parietal era utilizado para exemplificação nas aulas de Ciências Naturais. É constituído por um retângulo de papel colado sobre tela e impresso a cores em que se veem treze ilustrações, sobre fundo negro, subordinadas ao título: A - cerejeira; B - Morangueiro. As ilustrações estão legendadas em rodapé, em dois quadros. Estão representadas na horizontal e na parte superior a cerejeira e na parte inferior o morangueiro, com os processos de crescimento e reprodução, fruto e flor. As cores predominantes são os verdes, brancos e vermelhos. 


Imagem parietal de espécie vegetal/Ananás

ME/401857/180

Escola Secundária de Gil Vicente

O quadro representa a planta do ananás, em oito ilustrações. À esquerda do quadro, na parte superior, a flor (2); por baixo, apresenta-se um corte longitudinal da flor (3); no canto inferior esquerdo, está um corte longitudinal do grão (7); ao centro, em cima, a inflorescência do ananás (1); na parte central inferior, o fruto (8); à direita, no cimo, corte longitudinal da corola (4); ao centro, sementes (8); por baixo, um corte transversal do fruto (6). O quadro tem, no canto superior esquerdo, a indicação de classificação II (Abteilung) e no canto superior direito a indicação (Taffel) - número 7. 


Imagem parietal de espécie vegetal/Macieira

ME/400129/193

Escola Secundária D. Sancho II

Quadro parietal com a representação da macieira, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. São apresentadas imagens naturalistas e em corte, sob um fundo negro, sem título ou legenda. A macieira é uma árvore da família Rosaceae. Podemos observar imagens da macieira em flor, do seu fruto, a maçã, em corte e ainda alguns animais associados, como a lagarta e a borboleta.


Imagem parietal de espécie vegetal/Batata

ME/402436/838

Escola Secundária de Passos Manuel

Quadro parietal muito usado nas aulas de Ciências Naturais, representando batatas de vários formatos e também em corte, atacadas pelas doenças. Desenho de grande pormenor e em corte, numerados e com legendas em finlandês.


Imagem parietal de espécie vegeta/Cenoura

ME/402436/304

Escola Secundária de Passos Manuel

Quadro parietal com representação de cenoura, a cores, com pormenores bastantes ampliados e legenda explicativa em Francês.


Imagem parietal de espécie vegeta/Ervilheira

ME/400970/92

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

Quadro parietal com a representação da ervilheira, utilizado em contexto de práticas pedagógicas nas aulas de Biologia. Sobre um fundo negro e sem legendas, observa-se: à esquerda, uma planta completa, com raiz, caule, folhas, flores e frutos; à direita, em cima, surge um corte de uma flor completa; mais abaixo, está representado um esquema dos órgãos reprodutores. No plano inferior, ao centro, observa-se um esquema da flor vista de frente, enquanto à direita, surge a representação de uma vagem aberta (fruto) com dez ervilhas (sementes).


MJS

Sem comentários: