O Espaço Europeu da Educação ou European Education Area é uma iniciativa
que pretende ajudar os estados-membros da União Europeia a criar sistemas de
educação e formação mais resilientes e inclusivos. O lema é “eliminar os
obstáculos à aprendizagem e melhorar o acesso a uma educação para todos”.
A
ideia de criar este Espaço foi apoiada pelos líderes europeus na Cimeira Social
de Gotemburgo, na Suécia, em 2017. As primeiras medidas foram adotadas em 2018
e 2019.
Sendo
a educação a base da realização pessoal, da empregabilidade e de uma cidadania
ativa e responsável, torna-se vital para as sociedades europeias garantir o
acesso à educação e formação ao longo da vida.
O Espaço
Europeu da Educação articula-se com a Agenda
de Competências para a Europa e com o Espaço
Europeu da Investigação. Os domínios prioritários são:
- A
melhoria da qualidade e da equidade na educação e na formação;
- Os
professores, formadores e dirigentes escolares;
- A
educação digital;
- A
educação tecnológica;
- O
Espaço Europeu da Educação no mundo.
A
cooperação entre os diversos estados permitiu alcançar alguns progressos:
- quase
95 % das crianças frequentam a educação pré-escolar a partir dos 4 anos de
idade;
- mais
de 40 % dos jovens adultos têm uma formação superior
- quase
90 % dos jovens que abandonam o sistema escolar concluem o ensino secundário ou
estão inscritos em ações de formação
- 80 %
dos recém-diplomados do Erasmus+ encontram emprego em menos de três meses após
a conclusão dos seus estudos
Estes
resultados representam progressos significativos, mas são ainda necessários
mais esforços, em especial no que diz respeito à percentagem de jovens de 15 anos
com competências insuficientes na leitura e nas áreas da matemática e das
ciências e à participação de adultos na aprendizagem
Em
setembro de 2020, a Comissão apresentou ações concretas no que respeita ao
espaço Europeu da Educação, através da criação de um Quadro Estratégico para
2021 – 2030. O objetivo é apoiar os estados-membros nas reformas do ensino, da
investigação, da política social, do empego e da juventude bem como identificar
metas e indicadores para orientar os trabalhos e acompanhar os progressos.
MJS
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