2008/06/16

O Património Museológico no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação

Com a comunicação “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação – Um projecto de preservação e valorização do património educativo”, a equipa do Projecto da Secretaria-Geral (Fernanda Gonçalves, Maria João Mogarro, Jorge Casimiro e Inês Oliveira) irá participar no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, que se realiza na Universidade do Porto nos dias 20, 21, 22 e 23 de Junho de 2008, sob o tema Cultura Escolar, Migrações e Cidadania e no qual estão inscritas centenas de professores e investigadores portugueses e brasileiros.Este Congresso realiza-se de dois em dois anos e agora é a vez da capital do Norte de Portugal acolher o evento, depois de este se ter realizado sucessivamente em Lisboa, S. Paulo, Coimbra, Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Évora e Uberlândia (Minas Gerais). Ao longo destes anos, as relações entre as comunidades científicas, académicas e educativas portuguesa e brasileira têm-se aprofundado de forma significativa, através de projectos de cooperação e investigação e de laços profundos, que se expressam num diálogo muito profícuo e na produção de trabalhos comuns. Os Congressos Luso-Brasileiros são momentos altos deste intercâmbio privilegiado, no espaço da lusofonia.Um dos campos que mais se tem desenvolvido no Brasil e em Portugal é relativo às questões do património educativo e da cultura escolar, em que se integra o projecto, desenvolvido no âmbito da Secretaria-Geral, sobre o Património Museológico da Educação. Esta comunicação vai dar visibilidade ao valioso património das escolas portuguesas e do Ministério da Educação, assim como ao trabalho e produtos que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos para a sua preservação, valorização e divulgação. Estão previstas Mesas Coordenadas sobre o tema, sendo assim possível conhecer iniciativas de natureza idêntica que ocorrem nos dois lados do Atlântico, trocar informações e experiências, analisar problemas comuns, definir procedimentos e formas de difusão.

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