2022/06/23

Invenções que mudaram o mundo

 


O homem, dotado de racionalidade, teve desde sempre a capacidade de lidar com diferentes situações de forma criativa, encontrando soluções. A insatisfação face aos problemas quotidianos levou à descoberta e à criação de ferramentas que mudaram para sempre a forma como vivemos.

Uma invenção é o ato de criar um novo objeto, uma nova tecnologia, um processo ou um sistema de relações. Pode igualmente aperfeiçoar objetos ou tecnologias já existentes.

Descoberta e invenção são dois conceitos similares. A descoberta refere-se geralmente à aquisição de um conhecimento novo que resulta de um acaso. A invenção implica um esforço realizado no sentido de obter respostas, mas pode igualmente resultar de uma descoberta.

Não recuámos até às invenções mais básicas, como as ferramentas, o fogo ou a roda, uma vez que são elementos estruturantes da humanidade. O uso de ferramentas que auxiliem ou facilitem as tarefas diárias faz parte da própria existência humana desde o seu início.

O fogo é ainda uma fonte de discussão: foi uma descoberta ou uma criação humana? Na verdade, a “invenção/descoberta” foi a aprendizagem acerca do controle desta ferramenta, para que pudesse ser usada de forma racional, ou seja, como produzir fogo. O seu domínio foi fundamental para a evolução do homem pois, para além de oferecer calor e proteção, permitiu cozinhar os alimentos, o que desenvolveu o cérebro.

A roda era conhecida desde cedo, sobretudo para fazer girar a argila e poder moldá-la. A grande descoberta foi aplicar o conceito aos transportes, à construção e a outro tipo de objetos.

Nos artigos que serão publicados incluem-se algumas das invenções que levaram a uma mudança social, económica, cultural ou tecnológica representativa. Certamente que muitos itens ficarão de fora, mas o objetivo foi a assertividade na seleção tendo em conta a multiplicidade de criações existentes.

Apresentados por ordem alfabética, os inventos selecionados são os seguintes:

1. Avião;

2. Automóvel;

3. Bússola;

4. Calculadora;

5. Cartão bancário;

6. Cinema;

7. Computador;

8. Eletricidade;

9. Energia Nuclear;

10. Escrita;

11. Frigorífico;

12. Foguetão;

13. Fotografia;

14. Imprensa;

15. Internet;

16. Máquina a vapor;

17. Microscópio;

18. Motor de combustão interna;

19. Papel;

20. Penicilina;

21. Pilha;

22. Plástico;

23. Pólvora;

24. Radar;

25. Rádio,

26. Relógio;

27. Satélite;

28. Telefone;

29. Telescópio;

30. Televisão;

31. Vacina;

32. Vidro.

Para além destes inventos universais, juntámos um conjunto de invenções portuguesas:

1. Caravela;

2. Astrolábio;

3. Passarola;

4. Bola de esponja para microfones;

5. Multibanco;

6. Elevador para cadeira de rodas;

7. Bengala eletrónica para cegos;

8. Cartões de telemóvel pré-pagos;

9. Via verde;

10. Medicamento Zebinix para a epilepsia;

11. Coloradd – Sistema de identificação para daltónicos;

12. Papel higiénico preto;

13. Botija de gás pluma.


MJS


 

Sem comentários: