2022/06/20

Exposição virtual : O Relógio no Museu Virtual da Educação

 

O relógio é um instrumento mecânico que se destina a medir intervalos de tempo e unidades de segmentação, como a hora, o minuto ou o segundo. Podendo ter as mais diversas formas, geralmente inclui um mostrador e ponteiros. Apesar de utilizarem métodos diferentes, os relógios funcionam de maneira semelhante. Considera-se uma das mais antigas invenções humanas devido à necessidade da medição precisa do tempo. O homem começou a medir o tempo observando a deslocação aparente do sol. Através desta observação surgiu o conceito do relógio solar, ou seja, uma superfície plana onde se encontra uma haste vertical, cuja sombra projetada marca o passar das horas. O relógio de água, ou clepsidra, foi outro dos sistemas inventados para medir o tempo. Consiste na colocação de dois recipientes, um cheio de água e outro vazio, um dentro do outro. O recipiente cheio tem um pequeno furo pelo qual a água vai saindo, permitindo medir a passagem do tempo através de marcas efetuadas no recipiente vazio. Utilizando o mesmo princípio, surgiram as ampulhetas, em que a areia passa de um lado para o outro medindo um determinado período de tempo. Durante séculos não houve evoluções significativas até ao aparecimento do relógio de pêndulo, em 1656, que se baseia na medição da passagem do tempo através da regularidade da oscilação de um pêndulo. O primeiro relógio de pulso terá surgido em Paris em 1755. A partir da década de 30 do século XX surgem os relógios de quartzo, mais fiáveis e precisos que se baseiam nas oscilações do cristal de quartzo submetido à ação da corrente elétrica. Atualmente existem relógios digitais e atómicos (medem os intervalos de tempo utilizando as vibrações de certos átomos ou moléculas). Nesta exposição, estão patentes exemplares de relógios de pêndulo, de sol, de ponto, de mesa e de parede.


Relógio de Pêndulo

ME/152171/237

Escola Secundária Infante D. Henrique

Relógio de pêndulo, constituído por uma caixa de madeira pouco ornamentada, mostrador e pêndulo. Este tipo de relógio é um mecanismo que mede o tempo, baseando-se na regularidade da oscilação de um pêndulo. O topo da caixa apresenta um rebordo saliente, onde se encaixa o mostrador. Toda a zona frontal está coberta com vidro, pelo que se pode observar o mecanismo do relógio.


Relógio de Sol

ME/160301/80

Escola Secundária da Batalha

Relógio de sol talhado em pedra, composto por uma superfície plana retangular onde está marcada a numeração romana que indica as horas, e ao centro rasga-se uma circunferência. Esta é preenchida por três elementos (dois dispostos em cruz, e o terceiro está alinhado na vertical), como que um astrolábio, ou seja, um disco graduado fixo num elemento de suspensão, com duas espécies de ponteiros ao centro.


Relógio de ponto manual

ME/346779/322

Escola Secundária com 3º Ciclo Clara de Resende

Relógio de ponto manual com caixa de madeira com mostrador de vidro com numeração a negro sobre fundo branco e ponteiros a negro. Apresenta ranhura para introdução do cartão e manivela lateral que manualmente acionada registava as horas de saída e entrada no cartão.


Relógio de mesa

ME/400348/30

Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Relógio de mesa, em madeira, em caixa paralelepipédica, com elevação ao centro. Base talhada com motivos vegetalistas e volutas cujo enrolamento constituem os quatro pés em que assenta. Mostrador na parte central da caixa, constituído por aro largo de metal amarelo onde estão inscritos os números, em numeração árabe, sendo o círculo interior, em madeira. Do centro partem os ponteiros (horas e minutos) em metal amarelo. Acima, em letras metálicas, está a marca "Reguladora". Abaixo, encontram-se três orifícios para chave. A porta do mostrador é constituída por vidro convexo em aro de metal amarelo e fixa à madeira por dobradiça apresentando, no lado oposto, um puxador discreto, no mesmo metal. Ladeando o mostrador e fixa sobre a madeira, decoração composta por quatro folhas de acanto unidas por filete redondo. Os cantos da caixa são cortados e decorados, na parte superior e inferior, com dois motivos vegetalistas, em talha. O todo é encimado por friso geométrico talhado e rematado por rebordo liso, redondo e interrompido ao centro, onde está inserido um medalhão formado por folhas de acanto. A caixa possui uma porta na parte posterior e tem chave.


Modelo de Relógio de sol

ME/402837/148

Escola Secundária de Sá da Bandeira

Modelo de um relógio de sol, instrumento utilizado para medir a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum. Á medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas alterações, também podem indicar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado. Este relógio apresenta dois níveis de bolha de ar e pés reguláveis.


Relógio de parede

ME/401857/94

Escola Secundária de Gil Vicente

Relógio em caixa de madeira, de forma redonda, com mostrador branco e numeração árabe. Apresenta dois orifícios no mostrador, para dar corda.


MJS


Sem comentários: