2022/05/05

Exposição na Torre do Tombo: Projeto Tesouros Digitais Europeus: Exposição - "Exílios, fluxos migratórios e solidariedade"



A nova exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade”, na Torre do Tombo até 30 de junho de 2022 e de entrada gratuita, permite explorar 47 documentos-chave de vários arquivos europeus, que ajudam a compreender melhor estas e outras questões que preocupam a Europa atual.

Esta é a última de três exposições transmedia lançadas no âmbito do projeto "Tesouros Digitais Europeus", que traz a Portugal alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos, e que podem agora ser explorados usando jogos e realidade aumentada.

Esses tesouros incluem documentos relacionados com o “Passaporte de Nansen”, o processo contra o diplomata português Aristides de Souza Mendes, o fim da perseguição dos judeus em Portugal e as lotarias para apoio aos refugiados.

Numa altura em que a Europa enfrenta graves crises migratórias, esta exposição, fruto da cooperação europeia, analisa questões como exílios e fluxos migratórios numa perspetiva histórica ao longo de vários séculos até à atualidade.

O catálogo da exposição pode ser consultado on-line, bem como o press release. Para mais informações consulte o site da DGLAB


Informações Gerais:

Duração
28 de abril a 30 de junho de 2022

Localização

Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade

1649-010 LISBOA

Horário

Segunda a sexta: 9h30-19h30

Sábado: 9h30-12h30

Entrada livre

Entidades promotoras

A exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade” foi desenvolvida no âmbito do projeto Tesouros Digitais Europeus por um consórcio formado pelos Arquivos Nacionais de Portugal, Espanha, Malta, Noruega e Hungria, bem como as organizações internacionais Ícarus e MTU – Munster Technological University, apoiado pelo programa europeu “Europa Criativa”.

Sem comentários: