2021/03/25

Património Mundial de Portugal: Floresta Laurissilva da Madeira

 

A floresta Laurissilva da ilha da Madeira faz parte do património mundial classificado pela UNESCO desde 1999.

A floresta Laurissilva é um tipo de floresta húmida que se compõe maioritariamente por árvores da família das lauráceas e loureiros. Esta é precisamente a vegetação indígena da Madeira que ocupa cerca de 1500 hectares. As árvores e arbustos têm folha persistente e pensa-se que teve origem no Período Terciário. Pela sua riqueza, especificidade, riqueza de fauna e flora foi declarada Património Mundial e incluída na Reserva Biogenética do Conselho da Europa e na Rede Natura 2000.

Neste ecossistema diversificado encontram-se espécies exclusivas da Macaronésia e da Madeira. O elemento que sobressai é a vastidão de vegetação, árvores centenárias e múltiplas espécies de plantas, fetos de menores dimensões e líquenes.

As árvores mais comuns são o Barbusano, o Loureiro, o Til e o Vinhático, bem como o Folhado, o Pau-branco e o Mocano. Junto às zonas ribeirinhas, Seixos e Sabugueiros são as espécies mais abundantes. Os arbustos endémicos são o Massaroco, a Figueira-do-Inferno, o Isoplexis, a Múchia, a Barba-de-Bode e a Palha-carga. As plantas com flores vistosas são as Pássaras, as Orquídeas-da-serra, as Douradinhas e as Orquídeas-brancas. As plantas regulam o ecossistema, sobretudo ao nível do equilíbrio hídrico, do ciclo dos minerais e da produção de biomassa.

Ao nível da fauna há grande proeminência de insetos, moluscos terrestres e aves. Nas zonas mais interiores podem observar-se espécimes endémicas como o Pombo-trocaz, um dos exemplares mais antigos com uma dieta dependente de frutos, e o Bis-bis, ave de pequeno porte que se alimenta de insetos ou o Tentilhão.

Outras aves que se podem referenciar são o Melro-preto, o Papinho, a Lavandeira, a Manta e o Francelho. Nas zonas mais altas destaca-se a Galinhola e nos limites inferiores, a Toutinegra, o Canário, o Pintassilgo, ou o Fura-bardos A Coruja-das-torres é uma ave noturna e outra subespécie endémica do arquipélago.

Os Morcegos são outra das espécies ativas durante a noite: o Pipistrelo-da-Madeira, endémico, o Morcego-arborícola-da-Madeira, subespécie endémica e o Morcego-orelhudo-cinzento.

No que respeita aos vertebrados endémicos temos a Lagartixa. Os invertebrados são igualmente mais numerosos.

 

MJS

Sem comentários: