2020/06/01

Exposição Virtual "Modelos Arquitetónicos no Museu Virtual da Educação"


Os modelos arquitetónicos constituem uma reprodução fiel e à escala de diferentes tipos de construções, seja a planificação de uma habitação, janela, porta, alçado, entre outros.
A madeira tem uma importância ancestral como material de construção, no entanto, as técnicas para a trabalhar são diferentes. Como tal, é importante distinguir a área da carpintaria da área de marcenaria.
A carpintaria trabalha a execução de componentes estruturais, partindo da madeira no seu estado mais puro. Exige conhecimentos específicos sobre os tipos de madeira e as técnicas para a trabalhar e precisão técnica.
A marcenaria é, na verdade, um ramo da carpintaria mais específico. O marceneiro pode dedicar-se a várias áreas desde o fabrico, reparação e conservação de mobiliário até à construção de modelos de portas, janelas, entre outros.
Os modelos apresentados nesta exposição são trabalhos efetuados em contexto escolar, por alunos do curso de marcenaria, como demonstração do domínio das técnicas básicas para o desempenho desta profissão. Demonstram claramente toda a mestria dos alunos e a perfeição dos pequenos detalhes.
Incluímos escadas de dois tipos, corrimão e caracol, um meio de circulação vertical, não mecânico indispensável para a movimentação entre planos de níveis diferentes. O alpendre é outra das estruturas apresentadas, constituindo um prolongamento coberto da estrutura da casa. As janelas, que se destinam a promover a entrada de ar e luz, mas que assumem igualmente um caráter decorativo. As asnas, estruturas complexas que sustentam o telhado são igualmente elementos a destacar nesta exposição.


Escada
ME/ESMC/236
Escola Secundária Machado de Castro


Modelo de estrutura de uma escada com corrimão, em madeira, trabalho de marcenaria realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de trabalhos manuais onde eram aplicados os conhecimentos técnicos necessários para elaborar o mesmo objeto em tamanho real. A escada é uma série de degraus por onde se sobe ou desce. É um meio de circulação vertical, não mecânico que permite a movimentação entre planos de níveis diferentes. Neste caso trata-se de uma escada com corrimão, um apoio lateral colocado ao lado da escada.


Alpendre
ME/400166/45
Escola Secundária Domingos Sequeira


Modelo de estrutura de um alpendre, de madeira, trabalho de marcenaria realizado pelos alunos no âmbito das disciplinas oficinais onde eram aplicados os conhecimentos técnicos necessários para elaborar o mesmo objeto em tamanho real. O alpendre é uma cobertura, suspensa ou apoiada em colunas, que se localiza na entrada da casa. É um espaço que aproveita parte do beiral do telhado da casa, embora não faça parte do seu interior, fazendo a divisão entre este e o exterior.


Janela
ME/400166/48
Escola Secundária Domingos Sequeira


Maqueta em madeira de uma janela, incluindo o respetivo aro. Trata-se de uma janela com duas folhas móveis por rotação em torno de um eixo vertical situado ao longo de cada uma das suas couceiras. O espaço interior de cada uma das folhas do caixilho apresenta folhas móveis por rotação de um eixo horizontal. A janela é um elemento da arquitetura que permite a ventilação do ambiente interno, bem como a entrada de luz. Neste caso temos um modelo com portadas, ou seja, pequenas portas anexas à janela que protegem da entrada de luz, mantendo a casa fresca e isolada, ou da chuva e granizo. As portadas são um elemento muito comum no plano arquitetónico em Portugal.


Asna
ME/400270/536
Escola Secundária Jácome Ratton


Maqueta em madeira de uma asna de cobertura. Este tipo de asna caracteriza-se pela obliquidade das "linhas". Trata-se de uma estrutura de madeira, geralmente de formato triangular, que se destina a suportar o telhado de uma construção. Podem ter outros formatos, de acordo com o tipo de construção a que se destinam ou a arquitetura do local.


Escada
ME/ESMC/216
Escola Secundária Machado de Castro


Modelo de estrutura de uma escada em caracol, em madeira, trabalho de marcenaria realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de trabalhos manuais onde eram aplicados os conhecimentos técnicos necessários para elaborar o mesmo objeto em tamanho real.
Trata-se de uma escada vulgarmente chamada de “escada em caracol” ou em espiral. É um tipo de escada circular, onde os degraus estão fixos, de um lado, a uma estrutura vertical única, o mastro e de outro lado, a um corrimão circular.

 

Asna e telhado
ME/ESMC/206
Escola Secundária Machado de Castro


Modelo de uma estrutura de telhado em madeira, trabalho de marcenaria realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de Trabalhos Manuais onde eram aplicados os conhecimentos técnicos necessários para elaborar o mesmo objeto em tamanho real. Este tipo de asna está associado à estrutura do telhado, a cobertura de uma edificação. Sobre as asnas repousa a subestrutura de suporte à cobertura. Tem um elemento horizontal, duas pernas inclinadas que formam a vertente do telhado e ainda um elemento vertical. O seu grau de complexidade pode variar, dependendo da estrutura a que está associada.

Sem comentários: