2020/05/28

Museu Escolar do Cartaxo




 O Museu Escolar do Cartaxo foi inaugurado em 2009, em instalações contíguas à sede da Junta de Freguesia de Vale da Pinta. Trata-se não só de um local de memória, mas também de investigação, com um centro de recursos e uma biblioteca.

A origem desta instituição foi uma exposição que teve lugar em 2007 na Biblioteca Municipal do Cartaxo, sobre o tema “Memórias dos Mestres”, onde se recriava o ambiente escolar e a evolução do sistema educativo.


Pode-se acompanhar a história da educação em Portugal através de painéis, fotografias, documentos, mobiliário e objetos ligados às atividades escolares: lousas, mapas antigos, carteiras, réguas e palmatórias. O espólio inclui um espaço temporal que vai da monarquia ao Estado Novo.

Numa das salas, que funciona como centro documental, estão expostos Livros de Ponto, cadernetas com o registo do aluno e estão disponíveis várias obras e manuais provenientes das escolas primárias das regiões circundantes.

Aborda-se igualmente a história do ensino, com edifícios escolares, o papel dos professores, os métodos de ensino e de alfabetização.


Noutro espaço temos a exposição propriamente dita com material didático e mobiliário escolar. Destaca-se uma foto que ocupa toda a parede e retrata a antiga escola primária da região, local onde se entra agora fisicamente o Museu.


Para além do espaço de aula, o museu tem ainda uma cantina, onde pode tomar um café enquanto observa antigos utensílios de cozinha e registos escritos relativos ao funcionamento das cantinas escolares.



Para mais informações contate Câmara Municipal do Cartaxo

MJS


Sem comentários: