2020/05/20

Museu Escolar Oliveira Lopes



O Museu Escolar Oliveira Lopes (MEOL) situa-se em Válega, Ovar e tem como missão, de acordo com o site da Câmara Municipal, “a salvaguarda, a divulgação do legado das Escolas Primárias Oliveira Lopes e dos seus beneméritos, bem como a investigação e o estudo da evolução história do sistema educativo em Portugal, criando condições museológicas adequadas às suas especificidades, com vista ao contributo para o desenvolvimento social e cultural.”

A abertura do Museu Escolar Oliveira Lopes deu-se em 1996 como resultado da recolha de peças e documentos efetuada pelo antigo professor e diretor Joaquim de Almeida e Pinho. O objetivo era a preservação e divulgação da memória e do património das Escolas Primárias Oliveira Lopes através da recolha de materiais utilizados nestas escolas desde 1910, incluindo mobiliário, material didático e lúdico.


As escolas primárias desta região resultaram do patrocínio de dois emigrantes, os Irmãos Oliveira Lopes. João Oliveira Lopes (1850 – 1924) e Manuel Oliveira Lopes (1868 – 1936) nasceram numa família abastada e ligada à agricultura. No século XIX partiram para o Brasil, onde fizeram fortuna com o comércio de cereais. De regresso, decidiram financiar a construção de uma escola primária com duas alas (feminina e masculina) e outra ainda com residências para professores.

O edifício, imponente e de arquitetura de qualidade, com bastantes elementos decorativos, a par do conforto e funcionalidade dos espaços, foi inaugurado a 2 de outubro de 1910. Houve uma festa com banquete e a escola será sempre um dos edifícios mais marcantes desta freguesia, tendo sido renovado em 2019.

As janelas são altas e a fachada está revestida por azulejos da Fábrica de Cerâmica das Devesas. O interior estava equipado com mobiliário de luxo e com os melhores materiais pedagógicos utilizados em escolas francesas.


Mais tarde, o contributo de um sobrinho dos Oliveira Lopes permitiu efetuar a construção de uma cantina, atualmente transformada num polo da Biblioteca de Ovar.

No momento em que este edifício ficou sem alunos, transferidos para um novo centro escolar, a Câmara Municipal transformou-o num Museu. O espólio encontra-se disposto de uma forma contemporânea e sofisticada.

À entrada estão os retratos de José e Manuel Oliveira Lopes, evocando os patronos da escola. Depois, pode-se aceder ao Centro de Documentação onde encontramos obras como Os Lusíadas de 1880, livros de ponto, faturas, entre outros. Por todo o museu se encontram objetos relacionados com a vida escolar: desde os lavatórios, aos jogos pedagógicos, passando por cafeteiras, materiais de escrita ou mobiliário.


No primeiro andar, a musealização de uma sala de aula do tempo da Primeira República, conta com um quadro rotativo de duas faces, globos terrestres, carteiras escolares, palmatórias, imagens parietais, entre outros.



Para mais informações contate a Câmara Municipal de Ovar 

MJS

Sem comentários: