2020/05/18

Museu Escolar de Marrazes



O Museu Escolar de Marrazes, situado na cidade de Leiria, teve origem num projeto dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Marrazes, no ano letivo 1992/1993, com o título "A escola através dos tempos".


O aumento do espólio do museu e a quantidade de peças de várias dimensões colocou o problema do espaço, ou seja, a necessidade de encontrar instalações que correspondessem a estas necessidades.

A Junta de Freguesia de Marrazes disponibilizou um espaço específico para o museu, assumindo um importante papel na conservação e divulgação do património educativo português. O museu abriu ao público a 16 de maio de 1997. Em 2001 passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus.


O Museu Escolar de Marrazes possui uma coleção do início do século XIX, relativa aos grandes pedagogos e que culmina na década de 70 do século XX. Compreende mobiliário, equipamento e utensílios escolares e pedagógicos, iconografia, brinquedos, equipamentos e vasto espólio bibliográfico e documental. Por todo o museu existem livros de instrução primária, desde a Monarquia até à Primeira República, desenhos, trabalhos manuais, documentos, equipamentos e utensílios.


Destacam-se no Museu Escolar de Marrazes a réplica de uma sala de aula do Estado Novo com carteiras, lousas, ponteiros, canetas de aparo, ponteiros, réguas, palmatorias e até orelhas de burro.


A par da sala de aula existe um espaço que apresenta uma coleção de brinquedos tradicionais da região.


A Mocidade Portuguesa tem também um papel de destaque com manuais, cartões, revistas, fardas, entre outros, que refletem o método de ensino proposto pelo Estado Novo.



MJS

Para mais informações aceda ao site do museu escolar .


Sem comentários: