2008/08/29

BAME nas Escolas

Inventário Museológico da Escola Secundária Rainha D. Amélia

Entre 24 de Julho e 19 de Agosto a Escola Secundária Rainha D. Amélia recebeu a equipa da Parque Escolar, EPE, responsável pela identificação e inventariação dos materiais didácticos com valor museológico.
Estabelecida no Alto de Santo Amaro desde a sua fusão com a antiga Escola Ferreira Borges, a Escola Secundária Rainha D. Amélia é detentora de um vastíssimo espólio. Os objectos provêm das antigas instalações do Palácio da Ribeira Grande e da antiga Escola Ferreira Borges e podem ser agrupados da seguinte forma:

  • Quadros parietais de Biologia, Geografia e História;
  • Colecção de materiais geológicos (rochas e minerais);
  • Herbário;
  • Colecção de instrumentos de dactilografia (máquinas de escrever);
  • Conjunto de materiais didácticos de Física e Química.
No total foram identificados 1158 objectos cuja maioria será disponibilizada no MatrizWeb muito brevemente. No entanto, merece desde já ser destacado o herbário encontrado no laboratório de Biologia. Criado em 1983/84 por professores-estagiários de Ciências Naturais, este herbário constitui-se como a primeira colecção de plantas identificada até ao momento no âmbito deste projecto. Espera-se que a sua disponibilização on-line permita sensibilizar as comunidades escolares para este tipo de património didáctico.
.................

........
Legenda:
- Coronilla glauca L.
- Eucalyptus cornuta Labill

- Galactites tomentosa Moench

Sem comentários: