- Identificar as necessidades de intervenção nas áreas bibliográfica, arquivística e museológica nas escolas intervencionadas e os indicadores de desempenho relevantes para as várias partes interessadas no património da educação.
- Aumentar a qualidade dos produtos e serviços de informação disponibilizados à comunidade escolar e ao cidadão.
- Contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da gestão do património da educação através da disponibilização em vários suportes de informação histórica e corrente.
- Arquivo Intermédio, corrente e histórico
- Objetos e peças com valor museológico
- Coleções bibliográficas com valor histórico.
O BAME nas escolas desenvolve-se em 4 fases principais:
- Preparação da estratégia de intervenção para cada escola nas áreas documentais e museológica
- Avaliação, inventariação e tratamento da documentação. Formação às equipas nas escolas
- Divulgação nas bases de dados SIBME, ArqHist e MatrizWeb
- Avaliação dos resultados. São apresentados e analisados os resultados obtidos, sugerindo-se recomendações finais para diversas áreas de atuação futura.
Critérios e métodos de avaliação
1.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada na documentação bibliográfica.
- Implica o estudo bibliométrico das coleções mais antigas existentes nas escolas, inventariando e disponibilizando os fundos com valor histórico.
Impactes previstos: Criação de um catálogo único das obras mais antigas existentes nas escolas, alargando o conhecimento dos fundos dispersos. Útil pela complementaridade à Rede de Bibliotecas Escolares.
2.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada no desenvolvimento de competências na equipa dos serviços administrativos nas escolas.
- Implica a realização de ações de sensibilização/formação (de curta duração) sobre como atuar face aos documentos de arquivo produzidos, permitindo uma melhor gestão da informação corrente (em papel e em formato digital).
Impactes previstos: Melhor gestão dos arquivos (intermédio e corrente) em estreita articulação com a política arquivística do ME. A Secretaria-Geral presta ainda serviços de apoio por solicitação das escolas.
3.º Contexto da intervenção: Abordagem arquivística.
- Implica uma avaliação pormenorizada da documentação e a sua transferência para outros suportes (microfilmagem e digitalização), libertando espaços nos serviços administrativos. A aplicação generalizada da portaria para a documentação nas escolas permite a eliminação segura de documentos sem necessidade da sua conservação permanente.
Impactes previstos: Se aplicada numa lógica de Arquivo Central (com sucesso nalguns estudos), apresentará resultados esclarecedores sobretudo em termos do impacte nas necessidades do cidadão ao longo do seu percurso escolar e profissional.
A disponibilização dos registos arquivísticos com valor histórico online é um valor acrescentado deste tipo de intervenção.
4.º Contexto da intervenção: Abordagem museológica.
- Implica o estudo e avaliação das diferentes peças e objetos de natureza técnica, científica ou cultural, inventariando todos os que possuírem reconhecido valor museológico.
Impactes previstos: A sua divulgação na base de dados MatrizWeb permite constituir pela primeira vez um repositório das peças museológicas escolares existentes no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário