2008/06/05

BAME nas Escolas



A perceção da importância da gestão do património da educação existente nas escolas por parte da Secretaria-Geral do Ministério da Educação, aliada à necessidade de gerir e planear a sua utilização futura, tornou prioritário o desenvolvimento e implementação de um Projeto que contribuísse para a sua divulgação ao cidadão.

Foi para responder a esta necessidade que, em Abril de 2007, teve início o Protocolo de colaboração entre a Parque Escolar, EPE e a Secretaria-Geral, de que resultou a criação do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação) nas escolas, que visa:

  • Identificar as necessidades de intervenção nas áreas bibliográfica, arquivística e museológica nas escolas intervencionadas e os indicadores de desempenho relevantes para as várias partes interessadas no património da educação.
  • Aumentar a qualidade dos produtos e serviços de informação disponibilizados à comunidade escolar e ao cidadão.
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da gestão do património da educação através da disponibilização em vários suportes de informação histórica e corrente.
Áreas de Intervenção e fases principais

O principal pilar metodológico do BAME reside na conceção, desenvolvimento, implementação e reflexão em torno de um Modelo Integrado de inventariação e tratamento da informação, bem como a necessária avaliação dos resultados decorrentes da sua aplicação.
Consideraram-se as seguintes áreas de intervenção:
  • Arquivo Intermédio, corrente e histórico
  • Objetos e peças com valor museológico
  • Coleções bibliográficas com valor histórico.

O BAME nas escolas desenvolve-se em 4 fases principais:

  1. Preparação da estratégia de intervenção para cada escola nas áreas documentais e museológica
  2. Avaliação, inventariação e tratamento da documentação. Formação às equipas nas escolas
  3. Divulgação nas bases de dados SIBME, ArqHist e MatrizWeb
  4. Avaliação dos resultados. São apresentados e analisados os resultados obtidos, sugerindo-se recomendações finais para diversas áreas de atuação futura.

Critérios e métodos de avaliação

1.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada na documentação bibliográfica.
- Implica o estudo bibliométrico das coleções mais antigas existentes nas escolas, inventariando e disponibilizando os fundos com valor histórico.
Impactes previstos: Criação de um catálogo único das obras mais antigas existentes nas escolas, alargando o conhecimento dos fundos dispersos.
Útil pela complementaridade à Rede de Bibliotecas Escolares.

2.º Contexto da intervenção: Abordagem centrada no desenvolvimento de competências na equipa dos serviços administrativos nas escolas.
- Implica a realização de ações de sensibilização/formação (de curta duração) sobre como atuar face aos documentos de arquivo produzidos, permitindo uma melhor gestão da informação corrente (em papel e em formato digital).
Impactes previstos: Melhor gestão dos arquivos (intermédio e corrente) em estreita articulação com a política arquivística do ME. A Secretaria-Geral presta ainda serviços de apoio por solicitação das escolas.

3.º Contexto da intervenção: Abordagem arquivística.
- Implica uma avaliação pormenorizada da documentação e a sua transferência para outros suportes (microfilmagem e digitalização), libertando espaços nos serviços administrativos. A aplicação generalizada da portaria para a documentação nas escolas permite a eliminação segura de documentos sem necessidade da sua conservação permanente.
Impactes previstos: Se aplicada numa lógica de Arquivo Central (com sucesso nalguns estudos), apresentará resultados esclarecedores sobretudo em termos do impacte nas necessidades do cidadão ao longo do seu percurso escolar e profissional.
A disponibilização dos registos arquivísticos com valor histórico online é um valor acrescentado deste tipo de intervenção.

4.º Contexto da intervenção: Abordagem museológica.
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Implica o estudo e avaliação das diferentes peças e objetos de natureza técnica, científica ou cultural, inventariando todos os que possuírem reconhecido valor museológico.
Impactes previstos: A sua divulgação na base de dados MatrizWeb permite constituir pela primeira vez um repositório das peças museológicas escolares existentes no país.


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