2008/05/01

Património Museológico





Máquina eletrostática de Winshurst

Escola Secundária de D. Dinis





Instrumento científico utilizado no Laboratório de Física.
A máquina é composta por dois discos de vidro, verticais e paralelos, que distanciam um do outro cerca de 2mm. Os discos são postos em sentido inverso em movimentos em torno do mesmo eixo geométrico, por meio de uma manivela. Cada disco tem colados, por fora na direção dos seus raios, 24 sectores ovalados, de folha de estanho e cobre.
Esta máquina eletrostática, diferentemente do gerador de Van de Graaf, é uma separadora de cargas elétricas por indução. Por isso, para garantir uma carga inicial indutora, é conveniente eletrizá-la com um bastão carregado eletricamente para dar início ao seu funcionamento. Nos discos são induzidas cargas de sinais contrários, nos vários sectores delimitados pelas escovas e os pentes. Estas cargas são coletadas pelos pentes e armazenadas nos capacitores até que o acúmulo de carga elétrica seja suficiente para originar uma faísca entre o polos da máquina.
Dimensões: altura 37; largura 30; profundidade 17
Entidade emissora: Tecnodidáctica, Lisboa (Portugal)
Séc. XX

Pode encontrar estas peças, das Escolas Secundárias de Bocage, Passos Manuel e Maria Amália Vaz de Carvalho, nas coleções do Museu Virtual da Educação.










Sem comentários: