2023/11/09

Temas centrais do EEE: professores, formadores e dirigentes escolares


(Imagem retirada da Internet)


Os professores, formadores e dirigentes escolares desempenham um papel fundamental na oferta de educação de qualidade e inclusiva, com a aplicação de programas inovadores e novas práticas de ensino. Os conhecimentos, competências e atitudes dos professores e dirigentes escolares são de grande importância. A sua qualidade e profissionalismo têm um efeito direto nos resultados da aprendizagem dos alunos.

Como tal, os docentes precisam de desenvolver continuamente as suas competência, assegurando a qualidade da sua formação profissional, tanto inicial como contínua, assim como o acesso a apoio adequado ao longo de toda a sua vida profissional.

A falta de profissionais desta área deve remeter-nos para a valorização do trabalho dos professores e para o apoio para o desenvolvimento de competências. A União Europeia adotou vária medidas neste sentido:

- desenvolver 25 Academias de Professores Erasmus+ até 2025 para criar redes de instituições de formação de professores, de associações de professores e de partes interessadas;

- criar orientações europeias para a elaboração dos quadros de carreira nacionais com vista a apoiar a progressão na carreira dos profissionais do ensino escolar

- aumentar a quantidade e a qualidade dos períodos de mobilidade dos professores

- implementar o Prémio Europeu do Ensino Inovador para reconhecer o trabalho dos professores e das suas escolas

A diminuição do prestígio das profissões docentes e a escassez de pessoal podem estar a prejudicar a qualidade do ensino escolar em muitos países da UE. A maioria dos países procura motivar e ajudar o seu pessoal a atingir níveis de excelência nestas profissões tão exigentes e, ao mesmo tempo, atrair um leque mais vasto de pessoas competentes para o ensino escolar.

A União Europeia tem elaborado políticas adequadas para as profissões docentes através de: m grupo de trabalho composto por representantes dos ministérios da Educação e de organizações de partes interessadas de toda a EU que se reúne regularmente para examinar políticas específicas relativas aos professores e dirigentes escolares, debater desafios comuns e partilhar boas práticas. Estes grupos de trabalho elaboraram orientações dirigidas aos responsáveis políticos sobre uma série de temas relacionados com as profissões docentes.


MJS

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