2022/06/30

Invenções que mudaram o mundo: o automóvel

 

Postal

ME/ESDJC/395

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco da entrada da Cidade de Chaves por Santo Amaro, alameda ladeada de árvores onde se apresenta um automóvel da década de 1940. Em baixo, encontra-se a referência ao local e edifício, e marca da casa editora "Fotografia Alves". No verso foi colocado o carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro", encontrando-se igualmente a identificação da casa editora. Integra um conjunto de materiais audiovisuais da antiga Escola D. João de Castro, utilizados no contexto das atividades pedagógicas, nomeadamente nas disciplinas de História/Geografia.


Um automóvel ou carro é um veículo motorizado, com rodas, utilizado para transporte de pessoas ou mercadorias. A palavra vem do grego “autos” (por si próprio) e do latim “mobilis” (mobilidade).

Durante os séculos XVIII e XIX foram construídas várias carruagens movidas a vapor. Nos Estados Unidos, os irmãos Francis Edgar e Freelan Oscar Stanley criaram um veículo que em 1906 atingiu um recorde de velocidade. Comercializaram o Locomobile que teve enorme sucesso até à década de 1920.

A máquina a vapor é um motor de combustão externa, em que a energia térmica se transforma em energia mecânica através de um processo de combustão que ocorre fora do motor. O aparecimento do motor de combustão interna, menos volumoso e pesado, apresentava enormes vantagens em relação ao seu antecessor. A combustão realizava-se no interior do motor, evitando as perdas de energia e suprimindo a caldeira.

1886 é considerado o ano em que foi criado o primeiro automóvel da era moderna pelo alemão Karl Benz que patenteou o modelo Benz-Patent-Motorwagen.

Pensa-se que o primeiro automóvel a chegar a Portugal, da Panhard-Levassor, foi trazido de Paris pelo quarto Conde de Avilez em 1895.

A produção em massa de carros iniciou-se nos Estados Unidos com a Ford Motor Company e o famoso Modelo T, cujo fabrico se iniciou em 1908. O empresário Henry Ford, fundador desta companhia, iniciou a produção capitalista em massa, baseado em novos processos de trabalho, como a linha de montagem, associado ao consumismo social. O objetivo era produzir um modelo tão barato, que se tornasse acessível à maior parte da população. Em plena expansão, a marca Ford chegou à Europa.


Este ritmo de crescimento sofreu uma queda abrupta com a Grande Depressão de 1920, quer nos Estados Unidos, quer na Europa. Aqui começam a desenvolver-se algumas companhias de automóveis como a britânica Morris, a francesa Citroën ou a alemã Opel.

A partir da década de 1950 a velocidade atingida pelos veículos aumentou consideravelmente, o que causou inúmeros acidentes de viação. No sentido de prevenir esta situação foi fabricado em 1958 o primeiro carro com cintos de segurança, o Chevrolet Corvette.

A preocupação com a segurança levou igualmente a criar o sistema de air bags, cujos primeiros fabricantes foram a General Motors e a BMW, em 1974.

Progressivamente foram sendo acrescentadas várias melhorias quer a nível tecnológico, quer a nível do conforto dos passageiros: luzes, espelhos, limpa para-brisas, marcha atrás, direção assistida, ar condicionado, entre outros.

A invenção do automóvel pode contextualizar-se na era do desenvolvimento da indústria, iniciada com a máquina a vapor e posteriormente com o motor de combustão interna. Substituindo os meios de tração animal, estes veículos permitiram percorrer longas distâncias num curto período de tempo, acedendo a novas áreas geográficas mais afastadas. Ao nível do transporte de mercadorias permitiu o escoamento da produção de forma rápida e eficiente sem ter necessidade de criar grandes infraestruturas.

No entanto, o progresso tem sempre custos, nomeadamente a poluição do ar e o aumento do consumo dos combustíveis fósseis. Para combater este tipo de problemas começaram a ser comercializados em 2008 os primeiros carros elétricos que serão certamente o futuro desta indústria.


MJS

1 comentário:

Miguel Moura disse...

Parabéns! Artigo muito bem redigido e que nos dá uma panorâmica global do mundo bestial dos automóveis, em particular, para quem gosta muito de automóveis desde tenra idade. A evolução do mundo automóvel é fascinante, porque é uma indústria que esteve sempre na vanguarda das inovações e continua a fascinar as pessoas em todo o mundo. Se é verdade que muitas marcas já desapareceram do mercado (algumas delas, já depois do ano 2000), não é menos verdade, que sendo uma indústria muito competitiva, só as grandes marcas (ou aglomerado de muitas marcas), consegue singrar no mercado global. Após o domínio da americana General Motors - que agregava várias marcas em muitos mercados -, do fracasso retumbante do grupo Volkswagen em anos mais recentes ( VW gate), é uma japonesa, de qualidade inquestionável, que domina o mercado automóvel. A Toyota Motor Co., das primeiras marcas do país do Sol Nascente (1906 ?), lidera na atualidade o mercado mundial (a exclusivista Lexus pertence ao grupo Toyota)e é expetável que assim continue, porque em tempos de transição energética (com a aposta na eletrificação e o fim contado dos motores de combustão interna com energia fóssil), a Toyota é uma referência também no mercado plug-in ou 100% elétrico. By the way, eu não tenho nenhum Toyota Prius full eletric.

Miguel Moura, SGEC