2021/07/26

Montado, Paisagem Cultural

O Montado, paisagem cultural, encontra-se na lista indicativa para a candidatura de Bens a Património Mundial em Portugal.

O montado é um ecossistema com características únicas, característico da zona do Alentejo, em Portugal. Trata-se de um conjunto de florestas de azinheiras, carvalhos, sobreiros ou castanheiros que subsistem apenas na zona do Mediterrâneo, Argélia e Marrocos. Portugal é o país com a maior extensão de sobreiros ao nível mundial, sendo o principal exportador. Pensa-se que o nome montado deriva da expressão medieval montar, ou seja utilizar os montes comuns para pastos, madeira e caça.

O sobreiro distribui-se pelo território continental, com exceção das zonas de elevada altitude, concentrando-se no Ribatejo e Alentejo, bem como o castanheiro. O sobreiro é uma das espécies mais resistentes ao fogo, devido à sua casca de cortiça, constituindo 21% da área florestal. Trata-se de uma árvore frondosa e de grandes dimensões, podendo atingir os 25 metros de altura, vivendo cerca de 300 anos. As florestas de sobreiros são denominadas “Montados de Sobro”, resultando da ação ordeira e organizada do homem.

Desta forma, a cortiça é matéria prima primordial extraída desta espécie, o que torna Portugal o maior exportador. A extração da cortiça é feita manualmente e requer bastantes cuidados para que não seja infligido qualquer dano na árvore e só pode ser feita de 9 em 9 anos. 

Os montados são extremamente importantes para a manutenção do ecossistema, conservando o solo, melhorando a qualidade da água e produzindo oxigénio. Incluem uma biodiversidade considerável com mais de 120 espécies, incluindo o lince ibérico.

Desta forma, o Montado é uma paisagem icónica e um marco de tradições e costumes. Tem capacidade para sustentar outras atividades económicas como a criação de animais, produção de leite, apicultura, criação de cogumelos, bem como atividades de caráter turístico.

 

MJS


Sem comentários: