2020/06/09

Dia Internacional dos Arquivos - 9 de junho

É já a 9 de junho que se assinala o “Dia Internacional dos Arquivos”. A escolha do dia 9, prende-se com o fato de ter sido nesta data que a UNESCO criou o ICA (International Council on Archives) no distante ano de 1948.

Em virtude da atual pandemia mundial de SARS-Cov-2, este ano o Conselho Internacional de Arquivos (CIA) irá promover a “Semana Internacional dos Arquivos”, que decorrerá de 8 a 14 de junho, cujo o tema será “Arquivos que capacitam as sociedades de conhecimento

Este evento, num novo formato não presencial, será um convite para a comunidade arquivística mundial refletir sobre a importância dos arquivos junto das sociedades atuais, dos seus utilizadores, bem como uma forma de promoção e reforço do Conhecimento no século XXI. Destarte será feito o convite a toda a comunidade arquivística para a apresentação de palestras on-line, debates, bem como exposições virtuais, sobre diversas temáticas da nova realidade arquivística. 

A campanha na web tem a designação de #UnArchivoEs, #AnArchivels e  #UneArchiveCest (para mais informações seguir o link ).

No fim destes dias é expetável que saia reforçada a importância e valor dos arquivos, não como meros repositórios de informação e conhecimento, mas como elementos fulcrais para a sociedade em geral, comunidade académica ou representantes de órgãos de tomada de decisão – Governos, sociedade civil e/ou outros atores públicos.

MM
  

Sem comentários: