2014/08/13

Peça do mês de agosto

Diagrama floral
O diagrama floral é uma representação esquemática de uma flor, representada num plano horizontal. Estes modelos eram utilizados em botânica para estudo morfológico e descrição sumária, bem como na interpretação ecológica dos caracteres observados que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia nas disciplinas de Ciências Naturais. São modelos em metal com suporte quadrangular em madeira. Estão inventariados com os números ME/400439/39, ME/400439/40, ME/400439/41 e ME/400439/42 e pertencem ao espólio museológico da Escola Secundária Sebastião e Silva.

O modelo inventariado com o número ME/400439/39 representa o diagrama floral da Flor Tipo 3, ovário ínfero, ou seja, o ovário está incluso numa úrnula ou então envolvido e aderente ao cálice ou ao perigónio. É o caso da flor da macieira.
O modelo com o número ME/400439/40 representa uma Flor Tipo 4, ovário súpero. Este tipo de ovário está posicionado acima da inserção de outras peças florais. Quando se encontra inserido na úrnula, não se encontra aderente a esta.
ME/400439/40
A Flor Tipo 5, inventariada com o número ME/400439/41 representa um tipo de flor em que se podem observar 5 sépalas e 5 pétalas. Um dos exemplos mais comuns é a flor do hibisco, onde podemos encontrar cinco sépalas, cinco pétalas e um número múltiplo de cinco estames
O modelo com o número ME/400439/42 apresenta o diagrama da Flor Tipo Papilionácea, ovário súpero. Neste caso temos uma corola com cinco pétalas, uma externa, maior e geralmente superior e duas internas, geralmente mais pequenas e unidas. É o caso da flor da ervilheira.



ME/400439/42
 



MJS



Sem comentários: