2014/06/18

Peça do mês de junho

Dentes de mamute
Exemplar de dentes de mamute utilizado para ilustrar as aulas de Ciências Naturais. Está inventariado com o número ME/342555/84 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Pedro de Santarém.
O mamute é um animal que se encontra extinto há cerca de 12000 anos, muito semelhante ao atual elefante, apresentando tromba e presas de marfim que podiam atingir cinco metros de comprimento e corpo coberto de pelo. Existiam cerca de 14 espécies de mamutes, cuja classificação científica era a seguinte: Reino – Animalia; Filo – Chordata; Classe – Mammalia; Ordem – Proboscidea; Família – Elephantidae; Género- Mammuthus.
Distribuía-se pela Europa, norte da Ásia, América do norte e América do Sul e o seu desaparecimento deve-se provavelmente às alterações climáticas do final da Idade do Gelo.
Este fóssil de dentes de mamute é bastante interessante, uma vez que para além das presas, estes animais tinham uma dentição forte e resistente, adaptada ao seu tipo de alimentação exclusivamente baseado em vegetação. As mais recentes investigações sugerem que seria provável que os mamutes mudassem de dentição ao longo da sua vida.



MJS

Sem comentários: