2013/10/16

Peça do mês de Outubro

Quadro
Antigo quadro rebatível utilizado nas aulas de diversas disciplinas. É constituído por uma armação em madeira que sustenta a placa de ardósia sobre a qual se escrevia com giz. A armação tem uma estrutura basculante que permite ajustar a melhor posição do quadro. Na base da ardósia a armação em madeira tem um rebordo em forma de calha a todo o comprimento para colocação dos pedaços de giz e do apagador. Está inventariado com o número ME/404445/138 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária Alexandre Herculano.
Criado como Liceu Central da 1ª zona, passou a designar-se Liceu Central Alexandre Herculano, a 26 de Setembro de 1908. O edifício onde se encontra atualmente resulta de um projeto do arquiteto Marques da Silva e ficou concluído em 1921. Incluía 28 salas de aula, laboratórios, gabinetes e salas de Física e Química, Ciências, Geografia, Desenho e Música, biblioteca, anfiteatro para espetáculos, cinco pátios de recreio, um pátio de desporto, três ginásios, piscina, cozinha e refeitórios, sanitários, gabinetes médicos, sala de professores, gabinete do médico escolar e três “habitações” para o reitor, para o chefe de secretaria e para o tarefeiro (cf. Relatório anual do Liceu de 1934/35).
A Escola possui um Museu de História Natural, fundado em 2000 e aberto ao público em 2002, ocupando o primeiro andar da fachada principal do edifício. Dispõe de uma coleção de vulto no que respeita às áreas de zoologia, paleontologia e mineralogia. 
A escolha desta peça deve-se ao fato do quadro negro ser uma peça emblemática em sala de aula: aí são escritas matérias, ciências, matemática, poesia, enfim, existe uma ligação direta entre o quadro, veículo e suporte, e os alunos.
Os alunos podem aprender mais através do que visualizam, transformando as informações que lhes são transmitidas em conhecimento. O quadro negro é o recurso visual mais utilizado pelos docentes como apoio ao desenvolvimento das aulas. Apesar da importância crescente de outros meios, o valor educacional do quadro mantem-se, até porque é mais acessível, mais económico e mais fácil de utilizar: permite efetuar esquemas, demonstrar e ilustrar conceitos.


Bibliografia e informação adicional:


Para consultar a história da Escola Secundária Alexandre Herculano





MJS

Sem comentários: