2013/01/09

O Aparelho de Kipp no Museu Virtual da Educação


O Aparelho de Kipp no Museu Virtual da Educação


ME/805548/146
O aparelho de Kipp é um instrumento de funcionamento contínuo, utilizado nos laboratórios químicos para a produção de pequenos volumes de gases, geralmente dióxido de carbono. Foi inventado por Petrus Johannes Kipp (1808-1864), um farmacêutico de Delft, Holanda. A primeira descrição deste instrumento foi publicada num jornal holandês em 1844.

ME/400695/33
O aparelho consiste em duas ou três peças de vidro que encaixam entre si. A peça maior tem a forma de pêra com uma larga abertura esmerilada na parte superior, que termina sob a forma de um tubo cilíndrico, que permite o encaixe com a parte inferior da segunda peça de vidro. Esta última assemelha-se a uma esfera e é rematada no topo por uma abertura cilíndrica. Este instrumento tem ainda duas tubuladuras que servem para regular o desprendimento de gases.

ME/401092/96
ME/401018/394
Para a produção de sulfureto de hidrogénio (H2S), fragmentos de zinco metálico são colocados no recipiente esférico médio. Por sua vez, ácido sulfúrico diluído é introduzido no recipiente superior que comunica com a cavidade inferior do instrumento através de um tubo. Quando a abertura que se situa no recipiente esférico médio se encontra aberta (encontra-se inicialmente fechada através de uma válvula), o ácido cai pelo tubo e entra em contacto com o zinco. 
Esta mistura reage produzindo sulfureto de hidrogénio. Quando a válvula é fechada a pressão aumenta, forçando o ácido a ascender pelo tubo até ao recipiente superior. A reação e a produção de gás cessa assim que já não houver ácido em contacto com o metal. Este aparelho não é completamente satisfatório na produção de gás, pois o ácido remanescente da reacção (que contém sulfato de zinco) é misturado com ácido sulfúrico que ainda não foi utilizado (no recipiente superior), diluindo-o e fazendo com que a reacção se torne mais lenta.
  



Fonte: The Encyclopedia of Science. Laboratory Equipment. Kipp’s Apparatus.


Bibliografia:  
Museu da Ciência (2013) [em linha].
[Consulta: 8 de Janeiro 2013]

Baú da Física e da Química (2013) [em linha]
[Consulta: 8 de Janeiro de 2013]

The Story behind the name: Kipp’s apparatus (2013) [em linha]
[Consulta: 8 de Janeiro de 2013]

The Encyclopedia of Science. Laboratory Equipment (2013) [em linha]
[Consulta: 8 de Janeiro de 2013]



MJS

Sem comentários: