2008/07/10

Património Educativo Português no CEINCE

O Património Educativo Português no CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar (Berlanga de Duero, Soria – Espanha)

Algumas das iniciativas mais recentes sobre o património educativo em Portugal foram apresentadas no CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar, no Encontro que se realizou no passado dia 2 de Julho e que reuniu investigadores e especialistas que se dedicam aos temas da cultura material, dos manuais escolares e do património educativo nas suas diversas dimensões. Este Encontro contou com a participação do director do CEINCE, Agustín Escolano Benito, Professor da Universidad de Valladolid, de Gabriela Ossenbach Sauter, directora do Proyecto MANES (sobre Manuais Escolares), da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) – Madrid e de outros professores e investigadores destas Universidades, assim como das de Sevilha, Lisboa, Coimbra, S. Paulo – Brasil e Curitiba, Paraná – Brasil.

O Projecto “Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação” e a Exposição “Ensino e práticas de leitura - os Manuais Escolares nos fundos documentais do Ministério da Educação”, da Secretaria-Geral do Ministério da Educação, foram apresentadas por Maria João Mogarro, convidada para este Encontro pelo director do CEINCE. Os outros participantes apresentaram também os diversos projectos em que se encontram envolvidos, tendo-se realizado um debate aprofundado sobre as aproximações que existem entre as várias actividades e as possibilidades de realizações conjuntas no futuro próximo.
O director do Centro dirigiu uma visita guiada à Exposição permanente “Mi Querida Escuela”, que se estrutura em quatro salas temáticas: 1) memória e património da educação; 2) a escola como invenção; 3) manualística; e 4) escola.net, que articula memória, história e escola na actual sociedade do conhecimento. Esta Exposição apresenta um formato moderno e muito atractivo, combinando quadros de parede, meios interactivos, projecções e expositores com objectos, manuais e outros documentos.

O CEINCE – Centro Internacional de la Cultura Escolar está localizado num palácio restaurado, situado em Berlanga de Duero, Soria, Espanha, e possui uma importante colecção de manuais escolares, especialmente de Espanha. Com uma ainda curta existência, constitui uma instituição de referência, a nível internacional, para todos os que se dedicam à história da educação, ao património educativo e à cultura escolar. Ao longo dos últimos dois anos tem desenvolvido um numeroso e diversificado conjunto de actividades e define-se como um centro integral de documentação, investigação e interpretação de todos os aspectos relativos à cultura da escola, numa perspectiva multidisciplinar e internacional. Deste modo, tem por objecto específico o estudo integral da cultura escolar, na sua extensão e complexidade, seguindo uma orientação pluridisciplinar e concebendo esta cultura como um conjunto de práticas, formações discursivas e construções normativas que enquadram e regulam a vida das instituições educativas e configuram a profissionalidade dos docentes e o comportamento de todos os actores que intervêm na educação
[1].

[1] Para mais informações, consultar o sítio web do CEINCE.
CEINCE
Centro Internacional de la Cultura Escolar
C/ Real 35, Berlanga de Duero
42360, Soria. España
tel/fax: 975343123
web: http://www.ceince.eu
e-mail: ceince@ceince.eu

Sem comentários: