2011/03/23

23 de Março: Dia Meteorológico Mundial


A exposição virtual "O clima para si" A meteorologia através do património museológico escolar  associa-se à celebração do "Dia Meteorológico Mundial" que tem lugar a 23 de Março.

2011/03/07

Exposição virtual: "As representações da mulher no património museológico escolar"

No âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria-Geral apresenta uma exposição sobre esta temática, ilustrada através de diferentes representações da mulher, presentes no património museológico escolar português.

A proposta da celebração internacional deste dia partiu de Clara Zetkin (1857 – 1933), em 1910, na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, tendo como fonte de inspiração diversos movimentos grevistas de operárias nos Estados Unidos da América que ocorreram em anos anteriores. Clara Zetkin foi uma defensora do sufrágio universal, do direito ao divórcio e da igualdade de oportunidades. Como Presidente do parlamento alemão em 1932, foi uma forte opositora ao regime nazi. Em 1975 a ONU instituiu a celebração do Ano Internacional da Mulher, realizando-se a 1ª Conferência mundial sobre as Mulheres e consagrando-se o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. 

Eternizando este dia, e lembrando todas as mulheres de diferentes idades e condições sociais, apresentam-se diferentes representações artísticas da mulher, vista através de peças do património museológico escolar: desenhos a pastel de figuras femininas jovens ou idosas, mulheres no exercício das suas funções profissionais, painéis de azulejos, trabalhos em gesso e esculturas. Destacam-se os estudos e pinturas de Leopoldo Battistini, João Elói do Amaral e Lívio de Morais, as cerâmicas de Maria de Portugal, bem como a incontornável figura da República. 


Desenho

ME/402163/77

Escola Secundária Marquês de Pombal

Desenho representando uma jovem mulher



Pintura

ME/402163/45

Escola Secundária Marquês de Pombal

Pintura representando uma mulher mais idosa de lenço na cabeça



Pintura

ME/401092/188

Escola Secundária Campos Melo

Desenho geometrizante representando uma jovem mulher sentada a uma mesa



Busto

ME/400993/65

Escola Secundária Dr. Bernardino Machado

Busto de uma jovem mulher representando a República



Pintura

ME/ESAD/438

Escola Secundária Afonso Domingues

Pintura representando uma jovem mulher, semelhante a uma ninfa, segurando na mão uma paleta de cores e um pincel



Cerâmica

ME/404172/138

Escola Secundária Artística António Arroio

Prato de cerâmica pintada, representando o busto de uma mulher de cabelo verde azulado e rosto amarelo



MJS


2011/03/02

Exposição Virtual

"A Colecção Brendel na Escola Secundária de Camões"
A presente exposição é uma mostra de modelos anatómicos de plantas e flores.

2011/03/01

«MUITOS ANOS DE ESCOLAS.»


(Fotografia aérea do Liceu D. Filipa de Lencastre, Lisboa)


Na passada terça-feira, dia 22 de fevereiro, a Secretaria-Geral do Ministério da Educação organizou, na recém-intervencionada Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, a apresentação pública do terceiro livro da série “Muitos anos de escolas”.

Trata-se de uma obra onde se descrevem e comentam os sucessivos modelos de construção das escolas primárias portuguesas desde os finais do século XIX até aos anos 80 do século XX, pacientemente recolhidos pelas autoras no âmbito do seu trabalho no Ministério da Educação.

Estres três volumes têm, assim, o mérito de revelar ao público o importante espólio arquivístico de que a Secretaria-Geral do ME dispõe. Um espólio que tem vindo a ser objeto, nos últimos anos, de um importante esforço de tratamento, incluindo descrição arquivística, instalação e acondicionamento, numa dinâmica que visa acima de tudo corresponder ás necessidades dos utilizadores do Centro de Documentação do ME, na sua maioria investigadores de doutoramento ou pós-doutoramento.

A sessão que assinalou o lançamento desta monografia teve como principais protagonistas a Doutora Maria de Lourdes Rodrigues e a arquiteta Teresa Heitor que fizeram duas intervenções traduzindo leituras complementares sobre a obra.

A arquiteta Teresa Heitor fez uma abordagem rigorosa e documentada à história dos equipamentos educativos ao longo do século XX, relacionando a evolução das conceções pedagógicas com as opções de projeto e as tipologias arquitetónicas e contextualizando a experiência portuguesa com a de outros países.

A Doutora Maria de Lourdes Rodrigues fez uma intervenção em que sobressaiu o olhar político, de decisor em matéria educativa, para quem o conhecimento concreto da realidade material das escolas é fundamental para orientar quaisquer tomadas de decisão relativamente ao funcionamento e gestão da rede escolar. De forma muito apelativa, Maria de Lourdes Rodrigues realçou os três ou quatro aspetos que se lhe impuseram como fundamentais na leitura manifestamente atenta que fez dos três volumes.

Na sequência das duas oradoras da tarde, o Secretário-Geral, Dr. João S. Batista, que conduziu a sessão, deu ainda a palavra às autoras do livro, Filomena Beja e Júlia Serra, para as naturais palavras de agradecimento.

No átrio da recém-construída sala polivalente da escola, foram expostos, para esta ocasião, três painéis com reproduções de peças desenhadas da autoria do arquiteto Jorge Segurado para o então Liceu de D. Filipa de Lencastre e, ainda, uma fotografia aérea da mesma época, onde se pode ver o edifício do liceu numa fase em que a expansão da cidade de Lisboa não contemplara ainda a urbanização da atual Praça de Londres e zonas envolventes. Um exercício de revisitação de memórias sobra a cidade que as fotografias do espólio do Ministério da Educação proporcionam…

Peça do mês de fevereiro/2011




Modelo anatómico de espécie vegetal

 

Modelo de flor do linho, utilizado para permitir a visualização da sua morfologia em contexto das práticas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais. Trata-se de uma ampliação onde é apresentada a flor do linho (Linum), com grande pormenor. Assenta num suporte vertical preso a uma base redonda de madeira e é desmontável.

O modelo pertence à Escola Secundária de Camões, com o número de inventário ME/401109/56

Este modelo pertence à coleção Brendel, companhia produtora de modelos de botânica e zoologia, fundada em Breslau, Alemanha, por Robert Brendel (ca. 1860-1898). Transferida para Berlim em 1896 e posteriormente, em 1902, para Grunewald por Reinhold Brendel (c. 1861-1927) esta fábrica produziu modelos, muito aumentados e desmontáveis, em papier-maché, madeira, algodão, rattan, contas de vidro, penas ou gelatina. Ao nível científico, os Brendel contaram com alguns colaboradores e especialistas, como é o caso dos professores Cohn, Eduard Eidam, Alexander Tschirch (1856–1939), Leopold Kny (1841-1916), Carl Müller (1855-1907) ou Emerich Ratháy (1845-1900). Aliando beleza e rigor científico, estes modelos não tinham uma função meramente educativa, sendo verdadeiras obras de arte, muito ao estilo do conceito de ciência e de arte do século XIX, refletindo o entusiasmo pelo conhecimento e o apelo da perfeição artística.


MJS


Bibliografia e informação adicional:

http://members.ziggo.nl/here/neo.html

http://www.georgeglazer.com/decarts/instruments/skelhand.html


Para consultar história da Escola Secundária de Camões:

http://www.escamoes.pt/site/html/historia.htm


2011/02/25

Peça do mês



Corte de cabeça humana

 

Modelo de anatomia apresentando a cabeça humana e o pescoço, em corte transversal, disposto em alto-relevo numa base de madeira. Era utilizado para ilustrar o estudo dos órgãos que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia na disciplina de Ciências Naturais. Representa um corte longitudinal da cabeça e pescoço, deixando ver o cérebro, espinal medula, encéfalo, bolbo raquidiano, boca, nariz, fossas nasais, faringe e laringe.

O modelo pertence à Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, com o número de inventário ME/400877/1.

Anatomia é uma palavra que deriva do grego antigo νατομή [anatome], que significa "seccionar". É uma das áreas de Biologia que tem por objeto o estudo da estrutura interna e externa dos seres vivos, bem como das suas funções vitais. Em termos práticos, o estudo anatómico concretiza-se através da dissecação de seres vivos ou da observação de modelos anatómicos como o que se apresenta.

Existiu desde sempre uma necessidade de conhecer e sobretudo compreender o funcionamento do corpo humano, nomeadamente do cérebro. Pode referir-se a importância dos primeiros estudos realizados no século IV a. C. por Herófilo que, através da dissecação de cadáveres humanos, apontou o cérebro como a fonte de inteligência e do comando do sistema nervoso.

O estudo da anatomia da cabeça e pescoço abrange cérebro, ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos, glândulas, nariz, boca, dentes, língua e garganta. No topo da cabeça humana encontra-se o crânio, a estrutura óssea que protege o encéfalo. A maior parte dos órgãos sensoriais (visão, audição, olfato e gosto) localizam-se nesta zona, em cavidades que se ligam através do sistema nervoso ao cérebro. A parte anterior da cabeça é a face e a parte posterior a nuca. Os ossos e músculos que compõem o pescoço permitem que a cabeça se mantenha direita.


MJS


 

Bibliografia e informação adicional:


http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=942

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_anatomy

http://individual.utoronto.ca/twix/anatomy/arguments.htm

http://home.um.edu.mt/med-surg/museum/models.html

 


Para consultar a história da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade:

http://www.anselmodeandrade.pt/

2011/02/23

Arquitectura escolar: percursos e obras (cont.) - José Sobral Blanco (1905-1990)





Continuamos, neste espaço a prestar homenagem a arquitetos que, ao longo dos anos, foram enriquecendo o património escolar português.

 

José Sobral Blanco (1905-1990) nasce numa pequena povoação da Galiza, mas desenvolve toda a sua formação em Lisboa, completando o curso de arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa na década de 1920.


No início dos anos 1930 faz parte das equipas de projetistas da JCETS – Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário, no âmbito da qual participa no Plano de novas Construções, Ampliações e Melhoramentos de Edifícios Liceais aprovado em 1938.


Esta, vulgarmente conhecido por 'Plano de 38', é um projeto emblemático do Estado Novo, marcado pela ideia de 'ressurgimento material e espiritual da nação', que pretende construir 10 liceus novos e intervir em 13 existentes, e cuja execução irá estender-se por duas décadas. No seio desta equipe, José Sobral Blanco projeta e acompanha a execução de diversos liceus: Setúbal (1945), Carolina Michaelis, no Porto (1951), Oeiras (1953) e Portimão (1965).


É ainda no âmbito da Junta que se inicia o Plano das Construções para o Ensino Técnico, a partir de 1947. Sobral Blanco assina, nesta altura, os projetos de diversas escolas comerciais e industriais: Setúbal (1951), Portalegre (1953), Marquesa de Alorna, em Lisboa (1955), Torres Novas (1956) e Oliveira de Azeméis (1959). Na construção destas escolas técnicas são experimentados novos processos construtivos, embora haja uma maior simplificação e uniformização tipológica, relativamente aos projetos dos Liceus.


Em 1969, a JCETS é transformada em Direcção-Geral das Construções Escolares. Sobral Blanco mantém-se nela até à sua aposentação, em 1975. Nesta fase final, as orientações da tutela são menos apertadas que haviam sido as da JCETS, sendo permitida uma menor uniformidade tipológica. Para além disso, as inovações pedagógicas do final do Estado Novo refletem-se numa outra conceção do edifício escolar, mais flexível, polivalente e articulado. Em termos estruturais, esta fase é marcada pela criação do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, e pela necessidade de projetar edifícios para esta nova unidade escolar.


A par com o trabalho nas construções escolares, que domina praticamente toda a sua vida profissional, Sobral Blanco mantém alguma atividade privada, nomeadamente na Galiza, sua terra natal. Dedica-se ainda à docência no Instituto Espanhol, atividade que mantém para além da sua aposentação como projetista da Direcção-Geral das Construções Escolares.