2011/02/25

Peça do mês


Corte de cabeça humana
Modelo de anatomia apresentando a cabeça humana e o pescoço, em corte transversal, disposto em alto-relevo numa base de madeira. Era utilizado para ilustrar o estudo dos órgãos que, com graus de aprofundamento diferentes, se fazia na disciplina de Ciências Naturais. Representa um corte longitudinal da cabeça e pescoço, deixando ver o cérebro, espinal medula, encéfalo, bolbo raquidiano, boca, nariz, fossas nasais, faringe e laringe.
O modelo pertence à Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, com o número de inventário ME/400877/1
Anatomia é uma palavra que deriva do grego antigo νατομή [anatome], que significa "seccionar". É uma das áreas de Biologia que tem por objeto o estudo da estrutura interna e externa dos seres vivos, bem como das suas funções vitais. Em termos práticos, o estudo anatómico concretiza-se através da dissecação de seres vivos ou da observação de modelos anatómicos como o que se apresenta.
Existiu desde sempre uma necessidade de conhecer e sobretudo compreender o funcionamento do corpo humano, nomeadamente do cérebro. Pode referir-se a importância dos primeiros estudos realizados no século IV a. C. por Herófilo que, através da dissecação de cadáveres humanos, apontou o cérebro como a fonte de inteligência e do comando do sistema nervoso.
O estudo da anatomia da cabeça e pescoço abrange cérebro, ossos, músculos, vasos sanguíneos, nervos, glândulas, nariz, boca, dentes, língua e garganta. No topo da cabeça humana encontra-se o crânio, a estrutura óssea que protege o encéfalo. A maior parte dos órgãos sensoriais (visão, audição, olfato e gosto) localizam-se nesta zona, em cavidades que se ligam através do sistema nervoso ao cérebro. A parte anterior da cabeça é a face e a parte posterior a nuca. Os ossos e músculos que compõem o pescoço permitem que a cabeça se mantenha direita.

Sem comentários: