2009/01/07

BAME nas Escolas

Inventário museológico da Escola Secundária Pedro Alexandrino





t
Nos dias 25 e 26 de Novembro de 2008 os técnicos da Parque Escolar, EPE, realizaram o inventário museológico da Escola Secundária Pedro Alexandrino.

A escola, situada na Póvoa de Sto. Adrião, começou a leccionar no final dos anos 80 e teve como patrono o pintor Pedro Alexandrino, por este ter sido proprietário de uma quinta situada próxima desta.

Os objectos tratados fazem parte das salas de biologia, historia, geografia e física e química. Inventariaram-se 98 objectos didácticos, que foram fotografados, medidos, descritos e marcados.

A inventariação realizada aos materiais didácticos, destinada a preservar a memória da escola, será incluída na base de dados Matrizweb, no sentido de ficarem disponíveis para consulta do público.

BAME nas Escolas

Inventário museológico da Escola Secundária Josefa de Óbidos
t
tt
g
g
g
g
h
h
h
tt
t
t
t
t
No âmbito do projecto de intervenção de modernização do parque escolar, foi concluída a 1.ª fase de inventariação do património museológico da Escola Secundária Josefa de Óbidos.
t
A escola foi inaugurada em 1952, como Escola Industrial Feminina, e ao longo destes 56 anos reuniu um vasto e importante património que importa preservar.
t
Nesta fase, foram inventariados materiais didácticos das salas de biologia, de geologia, de física, de química, de geografia e de história, assim como peças produzidas pelos alunos e professores, que, já não sendo utilizadas, fazem parte da memória da escola.
t
T
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
t
Também ficou registado, em fotografia, o painel de azulejos do refeitório, produzido na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego nos anos 50.

Nesta 1.ª intervenção foram identificados 464 objectos dos quais 242 estão disponíveis no
MatrizWeb.