2024/02/12

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola de Regentes Agrícolas de Évora (2.ª fase)

 

- Escola de Regentes Agrícolas de Évora -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola de Regentes Agrícolas de Évora (2.ª fase).

(No topo, à direita imagem de um laboratório de química. Em baixo, um pátio interior um pavilhão)

(No topo, imagem de um laboratório. Em baixo, à esquerda, o ginásio. À direita, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)



Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM




2024/02/08

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra (2.ª fase)


- Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra (2.ª fase).

(Duas imagens da fachada da escola)


(No topo, imagem de um laboratório. Em baixo, à esquerda, uma sala de conferências. À direita, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)



Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM

2024/02/05

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola Agrícola da Quinta da Lageosa, Covilhã


- Escola Agrícola da Quinta da Lageosa -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Agrícola da Quinta da Lageosa, Covilhã.


(Imagem de um pavilhão)

(Imagem de um pátio interior e de pavilhões. Em baixo, à esquerda, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)


Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM



2024/02/01

Instalações para o ensino (1968 a 1972) - Ministério das Obras Públicas - Escolas Agrícolas: Escola Prática de Agricultura de Mirandela


- Escola Prática de Agricultura de Mirandela -

O Ministério das Obras Públicas concluiu 42 edifícios, no período decorrente de 1968 a 1972, destinados a estabelecimentos dos cursos preparatório, secundário e médio. A título de divulgação, neste post, daremos a conhecer - a Escola Prática de Agricultura de Mirandela.

(No topo, à direita, imagem de uma instalação agropecuária. Em baixo, imagem da escola com todos os pavilhões)


(No topo, imagem de um pátio interior e de alguns pavilhões. Em baixo, à esquerda, uma vacaria. À direita, a ficha técnica com a identificação da escola, a dimensão da área coberta, a dimensão da superfície de pavimentos, o custo total das instalações, a data de conclusão da obra, a população escolar e a discriminação das dependências)


Ministério das Obras Públicas (1973). Novas Instalações para o ensino construídas entre 1968 e 1972. 

Lisboa: Direcção-Geral das Construções Escolares.


PM


2024/01/29

Exposição Virtual: "Castelos de Portugal no Museu Virtual da Educação"

 

Em Portugal existem cerca de 240 castelos, aos quais se acrescentam fortalezas e estruturas defensivas, datando, na sua maioria da época da fundação da nacionalidade portuguesa e da reconquista cristã. Um castelo é, por definição, uma construção muralhada, localizada num local estratégico e elevado com o objetivo de defesa. Muitas destas construções serviram igualmente como residência senhorial. Com a consolidação da posição portuguesa no território, muitos destes castelos foram sendo abandonados, mas não deixam de ser uma importante referência cultural. Nesta exposição estão patentes imagens de seis castelos: Estremoz, Belmonte, Tomar, Moura, Castelo de Vide e Miranda do Douro.


Postal

ME/ESDJC/436

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco de vista parcial da Cidade de Estremoz, destacando-se o Castelo e a Torre de Menagem. O castelo tem uma planta pentagonal e a sul ergue-se a Torre de Menagem de planta quadrangular. Tem cerca de 27 metros de altura, organizada em três pisos. Este conjunto integra ainda a cerca poligonal aberta por duas portas principais e a Torre das Couraças.

A Torre do Castelo ou Torre das Três Coroas, foi construída com mármore branco de Estremoz, foi edificada ao longo dos reinados de D. Afonso III, D. Dinis e D. Afonso IV. É uma das melhores conservadas do país.

A cidade desenvolveu-se no interior das muralhas da segunda linha de fortificação, mandadas construir durante os séculos XVII a XIX, com o objetivo de defender a Praça Militar de Estremoz. Atualmente está ocupado pela Pousada da Rainha Santa Isabel.


Postal

ME/ESDJC/290

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco de pormenor do Castelo de Belmonte. Construção militar do séc. XII/XII, que em 1466 foi doada a Fernão Cabral, a título hereditário, por D. Afonso V, passando de castelo fortificado a residência senhorial. Foi residência da família Cabral até finais do século XVII, tendo sido abandonado devido a um violento incêndio. Destaca-se a janela manuelina com decoração escultórica típica deste estilo, nomeadamente, elementos naturalistas como pinhas, romãs e alcachofras, cordas entrelaçadas, e arcos trilobados. No topo da janela encontra-se um brasão. No canto inferior esquerdo é identificado o local, a letras brancas, e no verso encontra-se a identificação do editor, "Edição da Foto Hermínios - Guarda", bem como o carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro".


Postal

ME/ESDJC/899

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco do Castelo dos Templários, em Tomar. Castelo medieval situado na margem direita do rio Nabão, integrou, à época da Reconquista, a chamada Linha do Tejo, juntamente com outros na região, que lhe acompanham o estilo: os castelos de Almourol, Idanha, Monsanto, Pombal e Zêzere. No rodapé, legenda do postal. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação da coleção: "Colecção Passaporte (Loty)".


Postal

ME/ESDJC/675

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco da Torre de Menagem, Torre Árabe e Adarve do Castelo de Moura. Na imagem vêm-se as diferentes torres e a povoação. Em baixo, identificação do local. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação da coleção - "Colecção Passaporte (Loty)".

Este castelo encontra-se na parte mais elevada da vila, do lado Nordeste, com 184 m de altura e foi construído no início do século XIV, aproveitando as fortificações árabes já existentes. Na segunda metade deste século foi-lhe acrescentada uma segunda cerca muralhada para abrigar a população que aumentava.

No séc. XVI, durante o reinado de D. Manuel, Francisco de Arruda procedeu a algumas alterações, em que se incluem provavelmente a torre do relógio e o convento feminino de S. Domingos. Durante ao período das Guerras da Restauração (segunda metade do séc. XVII) a fortaleza medieval foi reforçada com uma linha de baluartes e revelins.


Postal

ME/ESDJC/366

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco dos vestígios das Velhas Muralhas de Castelo de Vide, vendo-se em primeiro plano o que parece ser uma guarida. Em baixo, encontra-se a legenda com a identificação do local, da colecção e do fotógrafo. No verso, foi colocado um carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro", identificando igualmente a colecção a que pertence o postal - "Colecção Passaporte «Loty»".

Localiza-se na Serra de São Mamede, numa posição estratégica junto à fronteira. A sua construção foi iniciada no reinado de D. Afonso III, prolongando-se pelos reinados de D. Dinis e D. Afonso IV. O castelo apresenta planta quadrangular, adaptada ao terreno. Durante o século XV as defesas dos castelos da raia alentejana foram reforçadas. No final do século XVII, introduziram-se modernizações no contexto da Guerra da Restauração, tendo sido edificado o Forte de São Roque.


Postal

ME/ESDJC/649

Escola Secundária D. João de Castro

Postal a preto e branco das Ruínas da Torre de Menagem de Miranda do Douro, dentro do castelo. Foi edificada num segundo momento de povoamento e ordenamento de Trás-os-Montes, ocorrido no reinado de D. Dinis (1261 - 1325). A torre de menagem situa-se no interior do perímetro das muralhas e servia de residência ao alcaide. Em baixo, identificação do local a letras douradas. No verso, carimbo da "Escola Secundária D. João de Castro" e identificação do editor - "Mário Simão - Miranda do Douro".


MJS


2024/01/25

Níveis de Ensino: Recursos e ferramentas de aprendizagem – recursos de aprendizagem em linha

 

(Imagem de várias figuras humanas, de mãos dadas, fazendo um círculo à volta da bandeira da União Europeia. Imagem retirada da Internet)


As ferramentas em linha, como muitas ferramentas digitais (em linha e fora de linha), podem ter diferentes objetivos educativos:

- estabelecer a ligação entre educadores e alunos que não se encontram no mesmo local;

- dar acesso a informações e ambientes que normalmente não estão disponíveis em todas as casas ou instituições;

- apoiar o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores de uma forma flexível.

A fim de assegurar a continuidade das atividades de educação e formação, é disponibilizada uma vasta gama de material de aprendizagem em linha para professores:

- School Education Gateway - catálogo em linha de materiais didáticos e oportunidades de formação para professores e partes interessadas no ensino escolar europeu, disponível em 23 línguas europeias

Publicações, tutoriais e materiais didáticos

Cursos em linha gratuitos

Webinars

Últimas notícias e recursos sobre as políticas e as práticas educativas na Europa

Boletim informativo 

- eTwinning - plataforma colaborativa europeia para professores que está disponível em 30 línguas e facilita a comunicação, o intercâmbio de recursos, a participação em ações de desenvolvimento profissional e a criação conjunta de projetos

- Espaço de aprendizagem - acesso a materiais didáticos, incluindo jogos em linha, para ajudar os alunos de todos as idades a descobrir a UE.

Jogos

Concursos

Material didático

- Rede de Centros de Recursos SALTO para a Juventude - ferramentas de formação que promovem e apoiam o trabalho com jovens.

- Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa (EPALE) - comunidade em linha, de adesão livre e multilingue, que estabelece a ligação entre profissionais da educação de adultos em toda a Europa a fim de fomentar a qualidade e a diversidade das oportunidades de educação de adultos.

- Intercâmbio Virtual Erasmus+

- Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

- Semana Europeia da Programação – o objetivo é tornar a codificação, a programação, o pensamento computacional e a literacia digital acessíveis a todos de forma divertida e atraente (disponível em 29 línguas)

O Plano de Ação para a Educação Digital estabelece medidas para ajudar os Estados-Membros da UE a fazer face aos desafios e a aproveitar as oportunidades no domínio da educação na era digital: Hackathon da Educação Digital - os prémios internacionais Hackathon da Educação Digital fomentam a criação de soluções para os desafios no domínio da educação na era digital.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS


 

2024/01/22

EEE - Níveis de Ensino: Educação de Adultos

 

(Imagem de um adulto que segura um lápis e retira apontamentos sentado numa secretaria. Imagem retirada do site do EEE)

 

A educação de adultos contribui para melhorar a coesão social e promover a cidadania ativa, reforçando a competitividade das empresas e das economias europeias. Os motivos que levam um adulto a decidir voltar a estudar ou fazer uma formação são variados:

- melhorar as suas perspetivas de emprego;

- desenvolver-se pessoal ou profissionalmente;

- adquirir competências transferíveis, como o pensamento crítico.

A recuperação da pandemia de COVID-19 e as transições digital e ecológica aceleraram as mudanças na forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos. Os cidadãos necessitam de atualizar os seus conhecimentos, aptidões e competências para colmatarem o fosso entre a formação que possuem e as exigências de um mercado de trabalho em rápida evolução.

A educação de adultos foi identificada como um tema prioritário do Espaço Europeu da Educação para o período de 2021-2030. Desta forma, 60 % de todos os adultos devem participar anualmente em ações de formação até 2030.

Uma resolução adotada pelo Conselho da União Europeia em 29 de novembro de 2021 sobre uma nova agenda europeia para a educação de adultos salienta a necessidade de aumentar significativamente a participação dos adultos na aprendizagem formal, não formal e informal:

- governação da educação de adultos — com uma forte ênfase nas estratégias nacionais de governação e nas parcerias entre as partes interessadas;

- oferta e aproveitamento de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida com financiamento sustentável;

- acessibilidade e flexibilidade — adaptação às necessidades dos adultos;

- qualidade, equidade, inclusão e sucesso na educação de adultos — ênfase no desenvolvimento profissional do pessoal de educação de adultos, na mobilidade dos aprendentes e do pessoal, na garantia da qualidade e no apoio ativo aos grupos desfavorecidos;

- transições ecológica e digital e necessidades de competências conexas.

A orientação profissional descreve os serviços que ajudam as pessoas de qualquer idade a gerir a sua carreira e a fazer escolhas úteis em matéria de estudos, formação e carreira. A Comissão Europeia trabalha em conjunto com a rede CareersNet do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) no sentido de apoiar a orientação profissional nos Estados-Membros.

Existe ainda uma rede de coordenadores nacionais para a educação de adultos que é responsável por promover a educação de adultos nos diferentes países da UE, prestar aconselhamento e apoio estratégicos às autoridades nacionais e recolher e divulgar boas práticas.


Fonte: https://education.ec.europa.eu/pt-pt


MJS