Maria
Tecla Artemisia Montessori nasceu em Itália em 1870, filha de Alessandro
Montessori, oficial do Ministério das Finanças e de Renilde Stoppani. Foi educadora,
médica e pedagoga, tendo desenvolvido um novo método educativo.
Desde
muito jovem mostrou interesse pela matemática e pela biologia, contrariando os
seus pais que queriam que seguisse uma carreira de professora. Como tal,
inscreveu-se na Faculdade de medicina da Universidade de Roma, tendo sido uma
das primeiras mulheres a concluir o curso em 1986.
Maria
não pode exercer a sua profissão, uma vez que que os condicionalismos sociais
da época não o permitiam. Desta forma, iniciou um projeto com crianças com
necessidades especiais na clínica da universidade. Baseou-se na obra de Édouard
Séguin, educador francês para criar materiais e fundamentar o seu sistema de
ensino.
Decidiu
dedicar a sua vida à educação e começou a lecionar na Escola de Pedagogia da
Universidade de Roma, onde permaneceu até 1908. Em 1907 criou a Casa dei
Bambini, um espaço educacional para crianças menos favorecidas, onde aplicou
pela primeira vez o seu método.
O
chamado Método Montessori foi descrito na obra Método da Pedagogia Científica Aplicado à Educação, publicado em
1909. Em traços gerais, Montessori pretende conjugar o desenvolvimento
biológico com o desenvolvimento mental da criança, respeitando a sua
individualidade e as suas necessidades. Um dos princípios fundamentais era a
liberdade com responsabilidade e a compreensão e respeito.
Maria
Montessori adaptou o princípio da autoeducação, ou seja, a mínima interferência
do professor pois a aprendizagem seria feita com base no espaço escolar e no
material didático. As salas de aula tradicionais são excluídas do método
montessoriano: as crianças espalham-se pela sala, com os professores, não
existindo recreio pois não há diferença ente os momentos lúdicos e os momentos
de lazer. Como tal, não existem livros ou manuais escolares.
Para Montessori,
a educação sensorial era a base da educação intelectual. A ausência de
materiais de estímulo era uma das causas para um desenvolvimento intelectual
inadequado. É através do movimento e do toque que as crianças exploram o mundo,
através de uma observação direta. Maria Montessori criou vários objetos
didáticos, simples, mas criados para desenvolver o raciocínio.
Entre os diversos objetos encontramos o Material Dourado, um conjunto de cubos, barras ou placas que auxiliavam o ensino do sistema de numeração decimal e nos algoritmos.
Jogo didático
ME/IAACF/170
ME/Instituto António Aurélio da Costa Ferreira
Jogo didático utilizado para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Trata-se de um conjunto de dois cubos subdivididos em 1000 pequenos cubos.
O conjunto de encaixes sólidos que se compõe por 10 cilindros de tamanhos
diferentes que se encaixam em diferentes blocos- O objetivo é a dimensão dos
cilindros que preparam o aluno para o estudo da matemática e da geometria:
Bloco A - Os cilindros crescem em diâmetro
e altura;
Bloco B - Os cilindros crescem em diâmetro
sem mudança de altura;
Bloco C - Os cilindros crescem em altura
sem mudança de diâmetro;
Bloco D - Os cilindros crescem em diâmetro, enquanto diminuem em altura.
O sistema de barras e comprimentos compõe-se de 10 hastes de madeira, de base
quadrada e diferentes comprimentos. Permite preparar o aluno para a matemática
e para o sistema métrico de medições.
A escada castanha é um conjunto de 10 prismas retangulares de 20 centímetros de
comprimento e de altura e profundidade variáveis. O objetivo é ordenar os
prismas adquirindo a perceção da perspetiva e preparando o aluno para a
matemática e geometria.
Entre
as suas obras mais relevantes podem referir-se O segredo da Infância (1936), Mente
absorvente (1949), Formação do Homem
(1949), Em Família (1951).
A
educadora viajou pelo mundo, divulgando as suas teorias através de palestras.
Em 1922 foi nomeada Inspetora do governa nas Escolas de Itália, mas o regime de
Mussolini fechou grande parte dessas escolas. Em 1934 Montessori saiu de Itália
e passou a lecionar em Espanha, que também abandonou aquando da Guerra Civil. Passando
posteriormente pelos Países Baixos, decidiu que a Índia seria o seu destino a
partir de 1939. Aí permaneceu durante 7 anos.
Em
1946 regressa a Itália e em 1949 foi nomeada para o prémio Nobel da Paz.
Maria
faleceu nos Países Baixos a 6 de maio de 1952, deixando o seu legado ao seu
filho Mário Montessori.
MJS
* Imagens retiradas da internet
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