2021/05/24

Complexo Industrial Romano de Salga e Conserva de Peixe em Troia

O Complexo Industrial Romano de Salga e Conserva de Peixe em Troia constituem um sítio arqueológico que se localiza na zona noroeste da península de Troia em Setúbal. Inclui várias construções do século I ao século VI e são considerados monumento nacional desde 1910.

Aqui se situava um agregado populacional cuja principal atividade era a pesca e o fabrico e exportação de garum, ou seja, conservas de peixe. Já desde o século XVI que aparecem referencias a este local e no século XVIII iniciaram-se as primeiras escavações arqueológicas.

O apogeu desta indústria ocorreu entre os séculos I e II, quando se produziram grandes quantidades de peixe salgado e molhos de peixe, embalados em ânforas e expedidos para Roma. Houve uma interrupção na segunda metade do século II e as fábricas foram divididas em unidades mais pequenas. A partir do século III surgem vários tipos de ânforas, o que sugere uma diversificação maior dos produtos. A sardinha era o principal peixe utilizado. A partir do século V, com a decadência do Império Romano, a atividade foi sendo progressivamente abandonada.

De acordo com os dados obtidos, conclui-se que Troia foi o maior centro de produção de salgas de peixe do Império.

As oficinas da salga de peixe constituem o núcleo principal deste complexo, se bem que também se encontrem no local um núcleo habitacional, necrópoles, temas, uma roda de água e ruínas de uma basílica paleocristã.


A localização de Troia, a pesca abundante e a existência de salinas determinaram o sucesso comercial destas oficinas. Identificaram-se cerca de 25 salgas com diferentes dimensões, ente os 1000 m2 e os 135 m2. Eram constituídas por vários tanques, designados cetárias, que se posicionavam em redor de um pátio central. Calcula-se que a capacidade de produção fosse cerca de 1 429 000 litros.

As termas ocupam uma área de 450 m2 e incluíam um vestíbulo (apoditério), um tanque de água fria (frigidário), outro de água morna (tepidário) e um de água quente (caldário), para além de piscinas e salas de ginástica.

 

MJS

Sem comentários: