2020/03/20

21 de março - Dia Mundial da Poesia


Dia 21 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia. A poesia, enquanto texto literário, faz-se escutar sob os mais diferentes registos e matrizes. Há tantas formas de escrever e registar a poesia, como quanto há poetas. Mas afinal… o que é a poesia?


A poesia – em termos canónicos – é a arte de escrever em verso, independentemente do tema que se escolha. Porém, a poesia pode não seguir qualquer regra; o que dificulta a definição de poesia. Pode centrar a sua atenção numa nação, num acontecimento específico que marcou a vida de um povo, numa figura ou personagem histórica, na Natureza, num sentimento… enfim, numa multiplicidade infinita de temas sem fim.

No entanto, não restam dúvidas se dissermos que a poesia é uma das mais antigas formas de expressão artística da humanidade (é mais antiga que a própria escrita) – recorrendo à combinação de palavras enquanto veículo de manifestação artística e estética.

Ler poesia pode fazer-nos viajar – sem abandonar-nos o nosso lugar podemos deambular por outros mundos, conhecer realidades diferentes da nossa, experiências e sentimentos que não conhecíamos, diferentes épocas e lugares da história, etc.

Porém, mais importante do que falar sobre o que é, ou possa ser a poesia, importa festejá-la. Leia poesia!


JMG

Sem comentários: