2010/03/15

MACROESTRUTURA FUNCIONAL - ME

A Secretaria-Geral aderiu, em 2009, ao projeto Governo Eletrónico e Interoperabilidade, cabendo-lhe liderar internamente as ações necessárias ao envolvimento do universo organizacional da Educação.


Têm vindo a decorrer desde Janeiro do corrente ano, os trabalhos necessários à prossecução deste objetivo, destacando-se, nesta primeira fase, as seguintes tarefas:


  • Levantamento da documentação produzida e recebida pelos diversos serviços do ME;
  • Levantamento e análise dos circuitos documentais;
  • Levantamento e estudo do nível de implementação de sistemas de gestão documental e/ou workflow, no ME.


A próxima etapa, já em desenvolvimento, tem por objetivo a construção de uma macroestrutura classificativa comum, contendo dois níveis funcionais – classe e subclasse – que consubstanciam as funções e atividades da Administração Central do Estado, nomeadamente no que concerne às áreas de negócio do ME:


  • Educação;
  • Ensino;
  • Formação;
  • Valorização Profissional.


A existência de uma estrutura comum para classificar documentos, independentemente do seu formato ou suporte, constitui um recurso vital que vai permitir:


  • A recuperação mais eficaz da informação;
  • A racionalização de meios;
  • Melhores práticas de produção e gestão documentais.

 


Este é o nosso compromisso.

 

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