2010/03/15

MACROESTRUTURA FUNCIONAL - ME

A Secretaria-Geral aderiu, em 2009, ao projecto Governo Electrónico e Interoperabilidade, cabendo-lhe liderar internamente as acções necessárias ao envolvimento do universo organizacional da Educação.

Têm vindo a decorrer desde Janeiro do corrente ano, os trabalhos necessários à prossecução deste objectivo, destacando-se, nesta primeira fase, as seguintes tarefas:

Þ    Levantamento da documentação produzida e recebida pelos diversos serviços do ME;

Þ    Levantamento e análise dos circuitos documentais;

Þ    Levantamento e estudo do nível de implementação de sistemas de gestão documental e/ou workflow, no ME.

A próxima etapa, já em desenvolvimento, tem por objectivo a construção de uma macroestrutura classificativa comum, contendo dois níveis funcionais – classe e subclasse – que consubstanciam as funções e actividades da Administração Central do Estado, nomeadamente no que concerne às áreas de negócio do ME:

Þ    Educação,

Þ    Ensino

Þ    Formação

Þ    Valorização profissional.

A existência de uma estrutura comum para classificar documentos, independentemente do seu formato ou suporte, constitui um recurso vital que vai permitir:

Þ    A recuperação mais eficaz da informação;

Þ    A racionalização de meios;

Þ    Melhores práticas de produção e gestão documentais.

 

Este é o nosso compromisso.

 

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