I – O
Plano dos Centenários
1 As
Comemorações
2 Uma
Nova Rede Escolar
Em 1938, as disposições governamentais denotaram uma prioridade clara na educação política do povo e só depois na instrução das crianças. Era necessário estabelecer uma rede de escolas, mas de malha pouco densa evitando gastos supérfluos, na construção de edifícios e na colocação de professores.
No que
respeitava à escolaridade dos adultos, o governo previa que o analfabetismo
fosse suprido através da emigração, do serviço militar e de outras
condicionantes legais.
Foram várias as iniciativas que melhoraram ou criaram vários jardins-infantis em diversas cidades. Data de 1931 a legalização da Associação Nacional de Parques Infantis, seguindo-se a criação do primeiro parque no Jardim de S. Pedro de Alcântara em 1932 e o do Campo Grande em 1934.
Quanto
à definição da Rede Escolar, o processo foi mais demorado até à publicação da
Rede de Escolas do ensino primário elementar e dos postos escolares. Aqui se encontravam
mapas de estimativas de despesas, distribuição de verbas e o número de escolas
e salas de aula a construir por concelho.
Fonte: BEJA, Filomena, et al.
Muitos Anos de Escolas – Volume II –
Edifícios para o Ensino Infantil e Primário – Anos 40 – Anos 70. Lisboa,
Ministério da Educação – Departamento de Gestão de Recursos Educativos, 1996.
MJS
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