2019/10/23

Exposição "Caricatura e retrato no Museu Virtual da Educação"

Um retrato é uma representação de um indivíduo, seja em desenho ou noutro tipo de meio, como a fotografia, por exemplo. A caricatura é um desenho exagerado, de forma humorística, de uma pessoa da vida real. Apesar de não constituírem um espólio numeroso no Museu Virtual da Educação, destacamos algumas caricaturas e retratos elaborados em contexto escolar.


ME/402163/67
ME/Escola Secundária Marquês de Pombal

Caricatura onde se pode observar, saindo do canto superior, um braço identificado com Mestre Battistini, segurando uma coroa de louro, que coloca sobre uma cabeça de figura feminina (possivelmente Maria de Portugal). Esta abraça um ramo de flores saindo de uma jarra de faiança (identificando a Fábrica Constância). No canto inferior esquerdo aparece uma caricatura que faz lembrar o "Zé-povinho" de Rafael Bordalo Pinheiro, levando flores para o Mestre.


ME/402436/2453
ME/Escola Secundária de Passos Manuel

Fotografia de formato rectangular representando vários desenhos, supostamente feitos por um aluno, a giz, no quadro negro. Do lado esquerdo encontra-se um estudante a dormir, com a legenda "Não se apaga - O Sonho dum colega". Do lado direito, estão várias caricaturas de professores (?). Cor: Monocromática; Polaridade: Positivo; Tipo: Opaca; Orientação: Horizontal.


ME/402436/2454
ME/Escola Secundária de Passos Manuel

Fotografia de formato rectangular representando vários desenhos, supostamente feitos por um aluno, a giz, no quadro negro. São várias caricaturas de professores ou alunos. Cor: Monocromática; Polaridade: Positivo; Tipo: Opaca; Orientação: Horizontal.


ME/402618/7
ME/Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Fotocópia emoldurada de uma "Caricatura do Corpo Docente da Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro " feita " pelo Professor David de Sousa (o terceiro da última fila, em baixo)". No verso está colado um papel manuscrito, que diz: "Caricatura feita em 1951. Ao alto, da esquerda para a direita: Dália Santos, Professora de Português. Dr. Sotto Mayor (Director da Escola). Prof. Abílio M. Barreto. De pé, perto do relógio: contínuos, José Rodrigues e Francelino. De cima para baixo, à esquerda: D. Vitória Simão do Couto, Prof. de T. Manuais; D. Mª Carlota Gonçalves, D. Alice Neves Cardoso (mestra de Costura e Bordados). Dr. António de Andrade Rebelo. Dr. Martins. Prof. de Matemática: Padre Paiva. À direita: Escultor Macário Mendes Dinis. Dr. Varela Pinto. Mestre Mamede e Mestre Rainho. Prof. David Sousa (o caricaturista). Em baixo, ao meio: Prof. Manuel José António." Existe uma fotografia do original no álbum de fotografias inventariado com o nº ME/402618/5.


ME/402163/53
ME/Escola Secundária Marquês de Pombal

Retrato de Maria de Portugal, da autoria de Leopoldo Battistini, centrado na parte superior da folha e voltado a três quartos para o lado direito. Rosto comprido, cabelo curto grisalho, ligeiramente ondulado, cortado a nível das orelhas, olhando o observador. A iluminação é feita a partir do lado esquerdo.


ME/402916/60
ME/Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Auto-retrato de Tomaz Pelayo (1898 - 1968), patrono da escola com o seu nome. Foi realizado a carvão sobre papel e está montado numa base de madeira.


ME/404240/13
ME/Escola de Música do Conservatório Nacional

Retrato a carvão de uma figura masculina, visível apenas do torso para cima, que representa António Fragoso, compositor, musicólogo, e pianista português (1897-1918).

Sem comentários: