2019/03/06

Peça do mês de março

Acumulador de Chumbo
Objeto utilizado em contexto das práticas pedagógicas nas aulas de Física. Trata-se de um acumulador de chumbo também conhecido como bateria de chumbo, que foi inventado pelo francês Gaston Planté em 1860. É uma associação de pilhas (chamadas de elementos, na linguagem da indústria de baterias) ligadas em série. A bateria de chumbo é constituída por dois elétrodos, um de chumbo esponjoso e o outro de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados numa solução de ácido sulfúrico dentro de uma malha de liga de chumbo. Quando o circuito externo é fechado, conectando eletricamente os terminais, a bateria entra em funcionamento (descarga), ocorrendo uma reação de oxidação no chumbo e outra de redução no dióxido de chumbo.
Está inventariado com o número ME/400890/45 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária António Inácio da Cruz.
Os acumuladores de chumbo, são na verdade baterias utilizadas para o funcionamento de automóveis responsáveis por fornecer a energia elétrica suficiente para pôr o motor a funcionar. Gaston Planté construiu o primeiro dispositivo utilizando placas de chumbo e de óxido de chumbo numa solução aquosa com ácido sulfúrico diluído.




MJS

Sem comentários: