2014/07/16

Peça do mês de julho

Detetor de Branly

Detetor ou coesor de Branly, isolado sobre uma base de madeira, composto por um dispositivo tubular de vidro, em cujo interior se encontra limalha de ferro. Através de um conjunto de vários elétrodos encontra-se ligado a uma antena e à terra. A ocorrência de uma descarga elétrica oscilatória através de limalha provoca a passagem de corrente no circuito. A bateria fornece mais corrente e o interruptor eletromagnético é acionado, emitindo um som audível. O martelo do mecanismo de campainha bate no coesor de Branly, fazendo com que a limalha se disperse e haja interrupção da corrente. É o primeiro detetor de oscilações eletromagnéticas, de sensibilidade suficiente para possibilitar a construção dos primeiros recetores de rádio de aplicação prática. Está inventariado com o número ME/400427/106 e pertence ao espólio museológico da Escola Secundária de Santa Maria Maior.
Édouard Branly (1844 – 1940) foi um físico e médico francês, considerado um dos precursores da invenção da rádio graças ao seu invento, o chamado detetor de Branly. Graças aos seus trabalhos na área da radio condução, Marconi efetua em 1899 as ligações radiotelegráficas que conduziriam à telegrafia sem fios.
Branly foi um aluno brilhante, tendo iniciado os seus estudo em 1852 no Collège de Saint-Quentin.Em 1869 foi nomeado chefe de trabalhos do laboratório de ensino de física na Faculdade de Ciências de Paris e da Escola Prática de Altos Estudos, dirigida por Paul Desains. Em 1876, Branly deixa a Universidade, tornando-se professor no Instituto Católico de Paris. No que respeita às suas investigações, os resultados mais importantes foram a descoberta do princípio da radio-condução (1890) e a invenção da telemecânica (1905).

MJS

Sem comentários: